Caminhão é manuseada para a demarcação do eixo na via. Foto: DPS/SMTT
25.04.14 20:36
Nesse mês de abril, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, iniciou com todo o gás o trabalho de revitalização da sinalização viária horizontal de Aracaju. As avenidas Tancredo Neves, Francisco Porto, Ivo do Prado, Hermes Fontes e Pedro Calazans já receberam a primeira etapa da pintura. Outras avenidas, como a desembargador Maynard, também terão a sinalização revitalizada.
Para que o procedimento seja mais rápido e eficiente, são duas equipes de sinalização atuando em duas frentes. Uma delas é realizada com caminhão próprio da SMTT, que está equipado com tanque, geradores, compressor e cilindro para aplicação simultânea de tinta com capacidade de 100 litros em cada, produzindo a demarcação aproximada de 3,5 quilômetros de faixas com 10 centímetros de largura. A outra frente é realizada por uma empresa terceirizada.
Sobre as duas tintas que são utilizadas na revitalização, o diretor de planejamento e sistemas da SMTT, Francisco Navarro, falou: "utilizamos uma tinta termoplástica para a pintura dos eixos. Depois vão ser pintados os bordos, com uma tinta diferente, à base de resina. A termoplástica tem a durabilidade de cinco anos. A tinta de resina é mais simples e mais barata, dura pouco mais de um ano. Mas como os pneus dos veículos não passam pelos bordos, ela adere por mais tempo".
O chefe do núcleo de sinalização da SMTT, Diego Carvalho, informou que na primeira etapa estão sendo pintadas as linhas de eixo. "Os eixos e alguns bordos da avenida Tancredo Neves já foram pintados desde a avenida Alcides Fontes, perto do ‘Mundo da Construção', até a Beira Mar, ida e volta. Da Beira Mar, seguimos para a Francisco Porto, chegando ao elevado. Na avenida Ivo do Prado, pegando da Praça do ‘Mini-Golfe' até o antigo terminal hidroviário. Lá, já estão prontos tanto os eixos e os bordos do canteiro", disse.
Todo o processo para revitalizar a sinalização nas vias de Aracaju é contínuo, realizado de acordo as demandas, reacendendo periodicamente as linhas de sinalização, seguindo ainda o cronograma de recapeamento asfáltico da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).