Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Semana Municipal de Trânsito: Blitz educativa acontece em trecho da avenida Tancredo Neves




06.05.14 18:59

 

A blitz educativa faz parte das ações da II Semana Municipal de Trânsito. Fotos: Ascom/SMTT

Uma das grandes ações da II Semana Municipal de Trânsito, promovida pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), durante os dias 5 e 9 de maio, foi realizada na manhã desta terça-feira, 6, em um dos trechos mais movimentados da avenida Tancredo Neves. Na faixa de pedestres em frente ao Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), uma blitz educativa mobilizou 25 agentes do órgão de trânsito de Aracaju, Companhia de Policiamento de Trânsito do Estado de Sergipe (CPTran), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Liga de Trauma da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sindicato das Auto-Escolas de Sergipe e Sindicato dos Trabalhadores de Táxis de Sergipe (Sintax).


Para o superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, o número de mortes em acidentes de trânsito envolvendo motociclistas assusta e é o que justifica todo o trabalho da superintendência, principalmente, durante essa semana. "É por isso que nessa semana intensificamos as blitzen, as palestras nas escolas, em empresas. Hoje também está acontecendo o curso para moto-frentistas, para que eles possam reaprender o que fazer no trânsito. Nós temos uma formação de condutores ruim. Imagine que o exame é feito ‘indoor', em seguida ele faz um ‘oito' dentro de uma garagem e já está habilitado. Isso é quase como entregar uma arma para um condutor, que vai de 50 a 1500 cilindradas, sem nenhuma preparação para isso", frisou.


Sobre a regulamentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motociclistas, o superintendente comentou que "a legislação foi abrandada. Há alguns anos a categoria era dividida em três. A categoria ‘1' até 125 cilindradas, a ‘2' de 250 e a ‘3', até a moto que tiver a maior cilindrada. Hoje, só temos a categoria A, ou seja, a pessoa está habilitada a conduzir uma moto de 50 cilindradas até a mais alta. O que precisamos fazer é repensar isso. A própria sociedade tem que se manifestar e mostrar que além de uma situação de trânsito, é uma situação de saúde pública, porque os hospitais estão lotados. A unidade de trauma que foi feita para atender acidentados de trânsito, praticamente atende somente vítimas de acidentes com motocicletas. E é por isso que estamos aqui. Essa é também uma situação de previdência social".


Parceiro em diversas ações da SMTT, o Sindicato dos Trabalhadores em Táxis de Sergipe (Sintax), representado pelo vice-presidente, Gérson Ferreira, entende que a participação dos taxistas gera ganho para toda a sociedade. "Esse trabalho é para salvar vidas. Muitos pilotos de moto, no momento em que andam pelas ruas da cidade, não entendem o que é o trânsito e coloca a vida dele e do pedestre em risco. Parabenizo a administração da SMTT por inovar nesse trabalho nas ruas. Não tem coisa melhor do que ajudar a orientar as pessoas a salvar vidas", disse.


Um dos motociclistas abordados pela equipe de educação para o trânsito da SMTT, Sílvio Santana, elogiou a atitude, dizendo que conscientizar os condutores que passam pela avenida mais movimentada da cidade é uma forma de proporcionar um trânsito mais gentil para todos. “Acho importante porque facilita o trânsito para nós, motociclistas. Para andarmos mais tranquilos”, comentou.


A programação da II Semana Municipal de Trânsito continua nessa tarde como uma segunda turma para o curso de direção defensiva para moto-fretistas. Aos interessados em participar, a inscrição pode ser feita no auditório da SMTT, momentos antes do início do curso. Na quinta-feira, 8, haverá outra blitz educativa na Rotatória do DER e um passeio pela paz no trânsito, que envolverá grupos de motociclitas. Para encerrar a semana, na sexta-feira, 9, acontece a inauguração do monumento ‘Crucifixo de Carros’, no cruzamento da avenida Tancredo Neves com a BR-235.


Veja a programa completa: http://www.smttaju.com.br/images/pdf/IIsemana-transito-convite-2.pdf


Contatos