Uma das avenidas já revitalizadas foi a João Rodrigues, no Bairro Industrial (Fotos: Ascom/SMTT)
07.05.14 19:49
A revitalização da sinalização horizontal das vias de Aracaju continua sendo feita pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania. Na última semana as avenidas Euclides Figueiredo, no trecho do Porto D’antas, João Rodrigues, no Bairro Industrial e a Heráclito Rollemberg, no São Conrado, foram sinalizadas para disciplinar a circulação e garantir a segurança de tráfego nas vias.
O trabalho é realizado por etapas, sendo a primeira a pintura das linhas de divisão de fluxo de mesmo sentido (faixas brancas de eixo) com tinta termoplástica, aplicada por um caminhão equipado com tanques de pressão, compressor de ar e pistolas para aplicação. A tinta termoplástica tem durabilidade de até cinco anos. Na outra etapa é feita a aplicação das linhas de bordo e das linhas de divisão de fluxos opostos (amarelas).
Segundo o chefe de Sinalização da Diretoria de Planejamento e Sistemas da SMTT, Diego Carvalho, o processo de revitalização é contínuo na cidade, mesmo no período de chuvas, quando o ritmo de trabalho é menor, mas eficiente. “Estamos trabalhando com a pintura termoplástica. Para aderir no asfalto ela precisa ser aquecida à 250º. A chuva não impede essa aplicação, mas quanto mais seco estiver, maior aderência a tinta terá”, explicou.
Uma das vantagens da tinta termoplástica é a durabilidade de cinco anos, diferentemente da pintura feita manualmente, que dura pouco mais de um ano. Essa tinta mais simples é usada nas linhas de bordo – que delimitam a lateral da pista até onde os veículos devem circular –, tendo em vista que os pneus dos veículos não passam por essas faixas.
Já foram revitalizadas as sinalizações nas avenidas Euclides Figueiredo, no trecho do Porto D’antas, João Rodrigues, no Bairro Industrial, Heráclito Rollemberg, na altura do conjunto São Conrado, Barão de Maruim, Desembargador Maynard, Tancredo Neves e Luiz Gonzaga, onde, além das linhas de eixo e bordo, também foi feita a pintura da baia de parada para ônibus, sinalizando a área recuada que facilitará o embarque e desembarque de passageiros.