Avenida Augusto Franco, conhecida como Rio de Janeiro, é um antigo ponto de trânsito lento na cidade (Fotos: Ana Lícia Menezes)
04.12.14 16:00
Quem precisa passar pela avenida Rio de Janeiro já percebeu algumas novidades na via durante esta semana. Além de alguns semáforos estarem no modo de alerta, determinadas sinalizações começaram a ser colocadas, não só na avenida, mas em trechos das redondezas. É que a partir da próxima semana, modificações estarão em pleno funcionamento e a Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), já está trabalhando para diminuir os impactos das mudanças para os motoristas.
Uma das principais alterações a ser realizada é a desativação do semáforo entre a rua Rafael de Aguiar e a avenida Nova Saneamento. Para o superintendente de Transporte e Trânsito, Nelson Felipe, as medidas irão melhorar o fluxo de veículo nas vias envolvidas e facilitará a rotina dos motoristas que constantemente trafegam pela localidade.
"As obras já foram iniciadas e quem passa pela Rio de Janeiro, por exemplo, já consegue perceber, mas, agora, vamos intensificar o trabalho de informação para os motoristas. As mudanças foram pensadas tendo em vista que, as principais vias envolvidas, no caso a Rio de Janeiro, Saneamento, Rafael de Aguiar e Edésio Vieira de Melo, têm intenso tráfego de veículos, sobretudo no horário de pico", explicou Nelson Felipe.
Todas as modificações devem ser concluídas na próxima semana, por isso, o superintende detalhou rotas que os motoristas podem seguir após as mudanças. "Hoje a Rafael de Aguiar é mão dupla. Após a mudança, ela passa ser mão única no sentido Posto Aparipê II até a Edésio Vieira de Melo, da mesma forma que ela passa a ser de mão única, do Posto Aperipê I até a Edésio Vieira. Quem estiver na Nova Saneamento, pode entrar na Rafael de Aguiar e transitar pelos dois lados, tanto pelo lado que vai para a Rio de Janeiro, como também para ir para o bairro Suíssa. Se o motorista quiser voltar para a Rio de Janeiro, ele entra na Rafael de Aguiar e pega a Edésio, porque não vai ser mais permitido cruzar a Edésio, assim, faz o retorno, perto da rua Japoatã e retorna para a Rio de Janeiro no sentido Orlando. Se ele não quiser ir pela Rafael, ele vai direto pela Gonçalo e entra na avenida. Quem está na desembargador Maynard e entrar na Rafael, vai ter mão única nesse sentido, se ele quiser ir para a rio, vai entrar na Edésio e vai fazer a conversão direto na Rio de Janeiro. Já quem vier da Desembargador, mas desejar chegar na Saneamento, vai pegar a bifurcação na rua Clara Almeida e vai direto até a Nova Saneamento", esmiuçou o superintendente.
Um dos pontos de foco da SMTT é justamente a informação para os motoristas. Segundo Nelson Felipe, todo o trabalho necessário será feito para que ninguém se perca e nem cause acidentes. Estão sendo preparados cerca de dois mil folders explicativos que serão distribuídos nas residências alocadas na região. Além disso, mais de 100 placas serão colocadas em todo o conjunto para que os motoristas possam se orientar da melhor forma possível. "Durante os 15 primeiros dias da modificação, agentes da SMTT estarão espalhados na região para ajudar os condutores. Neste período inicial, não será aplicada multa para quem seguir na contramão que antes não existia, justamente porque entendemos que haverá algumas dificuldades de adaptação", destacou Nelson Felipe.