02.02.15 18:16
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, iniciou nesta segunda-feira, 2, a primeira turma do Curso de Operação de Trânsito Urbano em 2015. As aulas destinam-se aos agentes de trânsito, com o objetivo de aprimorar a qualidade da técnica com que atuam, seja direta ou indiretamente no trânsito. O curso de atualização terá duração de uma semana na Escolinha de Trânsito da SMTT.
No conteúdo programático serão tratados temas como conceitos básicos da operação de trânsito, planejamento geral, estrutura organizacional da SMTT/Aracaju, atividades operacionais rotineiras, programadas e emergenciais, fiscalização e perfil do agente de trânsito, sendo eles divididos em cinco unidades temáticas. Após as aulas teóricas, os agentes serão submetidos a aulas práticas e demonstrativas, através de simulações, estudos de casos e avaliação.
Durante a abertura do curso, o superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, falou sobre a importância do debate em sala de aula, já que os assuntos tratados são de conhecimento prático dos agentes de trânsito. “Esse é um curso de reciclagem para atualizar e melhorar nossa atuação de trabalho, sendo cada dia mais reconhecido. Teremos aqui três formas de aprender: ver, ouvir e falar. A dúvida pode se refletir no trânsito. Por isso, dialoguem, conversem. Sempre tem algo a ser acrescentado ao que já sabemos”, disse o superintendente aos agentes de trânsito da primeira turma.
Para um dos facilitadores do curso, o supervisor de trânsito Genisson da Silva Santos, o intuito é criar um padrão de atuação nas ruas, debatido através da apresentação dos temas concernentes ao trânsito. “Conceitos, operação de trânsito e também fiscalização; sobre o nosso dia-a-dia, as dificuldades que encontramos... para que tudo isso seja normatizado e realizado de uma forma só, com mais segurança, observando o que diz o CTB [Código de Trânsito Brasileiro], para que não haja reclamação e sim, que haja um melhor serviço à sociedade”, explicou Genisson.
O grupo que participa da primeira turma do curso contempla agentes de trânsito com cerca de dois a oito anos de trabalho na área, como é o caso de Alex Rick Santos Santana, que atualmente faz o monitoramento das ruas na Central de Operação e Inteligência do órgão. Para ele, cursos assim são de grande relevância para a categoria. “Precisamos atualizar nossos conhecimentos e padronizar a nossa atuação para que não haja duas formas de agir nas ruas”, enfatizou.
Todos os agentes de trânsito da SMTT deverão passar pelo curso de atualização com previsão para formar a quinta e última turma no mês de maio. Ao final, os agentes de trânsito receberão certificado de conclusão de curso com carga horária de 15 horas e formação técnica.