Cruzamento da av Alcides Fontes. Fotos: Ascom/SMTT
28.04.15 15:45
Uso indiscriminado da buzina, conversões proibidas e desrespeito às regras de trânsito. Era o que se via na rotatória do DER, como é mais conhecida pela população, no bairro Santos Dumont. Por isso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, realizou diversas intervenções na região, que passaram a vigorar nesta segunda-feira, 27.
O cruzamento (um dos mais movimentados de Aracaju) compreende cinco avenidas de fluxo intenso, a Alcides Fontes, Maranhão, Euclides Figueiredo, São Paulo e Santa Gleide, que se encontram naquela rotatória. A principal mudança foi a proibição das conversões à esquerda e, consequentemente, a redução do tempo semafórico de cada avenida, fazendo com que os veículos transitem com mais fluidez.
Conforme o supervisor de trânsito, Dilton Lima, a tranquilidade vista na rotatória é inédita. “No primeiro dia já sentimos isso. Mas, por causa do costume, muitos motoristas ainda insistiam nas conversões à esquerda. Agora, já no segundo dia após a mudança, os condutores estão se habituando à nova circulação. Os agentes de trânsito permanecerão aqui até os condutores estejam habituados, coibindo as conversões proibidas e indicando onde devem fazer o retorno”, disse o supervisor.
Para transferir o fluxo da rotatória, em alguns sentidos, dois retornos foram abertos, um destinado ao condutor que está na av Maranhão e deseja seguir sentido conjunto Bugio, pelas av Matadouro e Santa Gleide; e outro para quem segue pela av Maranhão e pretende acessar a av Tancredo Neves, em direção à Rodoviária Nova. Esse acesso deve ser feito pela rua Simeão Aguiar (lateral ao Ciosp).
Há apenas dois dias da instauração das mudanças, assim como a SMTT, a própria população notou melhorias, inclusive nas ciclovias. Foi o que disse Luiz Carlos Santos, motorista e morador do bairro. “Nasci e me criei aqui no bairro. Levo meu filho de bicicleta ou andando para a escola e antes nenhum motorista respeitava ciclista aqui. Agora com essa ciclovia eles estão respeitando. Estão respeitando também o pedestre. Para atravessar está muito bom. Vi muitas brigas no trânsito aqui, espero que não existam mais essas brigas”, comentou.
O motociclista Tiago Santana também aprovou as mudanças, principalmente os novos retornos. “Às vezes é melhor andar um pouquinho mais, mas ter segurança no que está fazendo. Ninguém respeitava ninguém naquela rotatória, muita gente fechava o cruzamento e dava uma ‘roubadinha’ no posto da Santa Gleide. O trânsito está bem melhor agora”, concluiu o motociclista.
Alguns trechos, principalmente nas avenidas Maranhão e São Paulo ainda estão em obras estruturais, mas a área já está sinalizada indicando a nova circulação e novos retornos. Nesse momento, de finalização de obras, é importante que os condutores permaneçam atentos às placas e as orientações dos agentes de trânsito, que fazem as devidas operações no fluxo de veículos de acordo com a necessidade.