Fotos - ASCOM SMTT
29.04.15 19:34
Frequentemente, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, enfrenta problemas com vandalismo, roubo e depredação aos diversos tipos de placas de sinalização viária em Aracaju. Tais atitudes geram um custo extra ao órgão e prejudicam a mobilidade urbana, causando transtornos no trânsito de ruas e avenidas.
Nos primeiros meses do ano, a SMTT deu uma alavancada na implantação da sinalização viária vertical na cidade. Através da Diretoria de Planejamento e Sistemas (DPS), quase 300 placas já foram instaladas em diversos locais, indicando ‘pare’, ‘proibido estacionar’ e ‘reduza a velocidade’, essa última indicando redutores de velocidade na via.
Infelizmente, o número de furtos é grande. Do total de placas instaladas, 25% delas foram reimplantadas em locais onde ocorreu algum dano. Ainda no primeiro trimestre, a equipe de sinalização da SMTT substituiu 11% das placas implantadas devido a atos de vandalismo. No total, 39 bairros receberam novas placas de sinalização viária vertical, entre eles, Jabutiana, Porto D’antas, São José, Atalaia e Centro.
De acordo com o assessor de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos, a população deve ajudar a coibir o vandalismo contra o patrimônio público. “Podemos denunciar essas ações, tanto o furto como a depredação. É difícil sabermos quem cometeu esse crime contra o patrimônio público. Com a denúncia da população, tomaremos ciência e agiremos. Ligando para a Ouvidoria [3238-4646], enviaremos uma equipe ao local para tentar recuperar o dispositivo”, disse.
Com a parceira da sociedade e o mapeamento realizado pelo DPS, além das observações feitas pelos agentes de trânsito nas ruas, o processo de substituição e recolocação pode ser adiantado para minimizar os transtornos causados pela falta das placas. A colaboração não é em apenas manter a sinalização, mas denunciar os responsáveis. O benefício é de todos.