Para o superintendente Nelson Felipe da Silva Filho, o grande intuito da SMTT com a III Semana Municipal de Trânsito é a formação de condutores mais conscientes, através da educação.
04.05.15 18:33
Para o superintendente Nelson Felipe da Silva Filho, o grande intuito da SMTT com a III Semana Municipal de Trânsito é a formação de condutores mais conscientes, através da educação.
Na manhã desta segunda-feira, 4, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, abriu a III Semana Municipal de Trânsito (SMT) de Aracaju. A solenidade de abertura aconteceu no auditório da sede da SMTT, com a presença do prefeito João Alves Filho, e reuniu parceiros da sociedade civil e demais órgãos. Com o tema ‘ + Consciência - Acidentes’, a Semana acontece entre os dias 4 e 8 de maio.
A solenidade de abertura teve início com a apresentação do Coral ‘Irmãozinhos de Assis’, da Paróquia São Francisco de Assis, envolvendo os participantes em uma reflexão sobre um mundo melhor para as gerações seguintes. Após isso, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, disse o quanto este dia é especial, pois marca um despertar da consciência coletiva para alcançar marcas significativas na redução dos acidentes de trânsito.
“O Brasil tem um triste record mundial. Nós somos campeões em acidentes do trânsito no mundo. E isso significa que morrem mais pessoas no trânsito do que na guerra. Temos que dar uma importância coletiva à essa questão. Por isso, embora tendo a Semana Nacional de Trânsito, instituímos a Semana Municipal. Neste ano, estamos voltados para o ciclistas, mas esse é apenas um mote, mas envolve toda a população. Desejo que tenhamos um salto de qualidade e poupar vidas. Nos entrosemos na luta, conversando e falando aos demais”, falou o prefeito João Alves Filho.
Para o superintendente Nelson Felipe da Silva Filho, o grande intuito da SMTT com a III Semana Municipal de Trânsito é a formação de condutores mais conscientes, através da educação. Ele citou a frase de Mandela que diz que “a educação é a arma mais forte para mudar o mundo” e completou, “até hoje pela manhã nós tínhamos 25 mortes no trânsito. Já temos 26. Hoje pela manhã foi-se mais um ciclista, motivo da nossa campanha. É esse dado que precisamos mudar. É essa estatística que precisamos melhorar. E se não nos emanarmos, fica muito difícil. Esse também é um objetivo dessa semana, darmos as mãos”, destacou.
De acordo com a secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, não somente direitos, como também os deveres do cidadão devem ser observados em qualquer modal. “É importante que toda a sociedade perceba que cidadania não é apenas exercício de direitos, mas é também cumprimento de deveres. Mas se nós não fizermos isso aqui, vai demorar muito mais. Nós podemos fazer diferente. Pois como cantou o coral, ‘só o amor muda’ e é preciso que nós consigamos amar, pois só o amor muda”, enfatizou a secretária.
E falando em amor, durante a solenidade de abertura, alguns colaboradores de empresas de ônibus, motoristas de ônibus e transporte escolar, taxistas, ciclistas e pedestres foram indicados para receber o título ‘Destaque 2014’, homenagem prestada pela SMTT a pessoas que dedicaram tempo de serviço à população aracajuana e contribuíram com o crescimento de um trabalho digno de seus conterrâneos.
Um dos homenageados foi o funcionário da Prefeitura, José Carlos Chagas. Colaborador da casa desde 1987 e hoje, lotado na SMTT, sentiu-se honrado pela homenagem. “Eu me senti muito emocionado pelo amor de vocês, pelo trabalho que me cedeu esse presente. E aí vou guardar em casa. A SMTT é o órgão que eu trabalho e eu amo muito e as pessoas daqui também”, falou emocionado.
A programação da III Semana Municipal de Trânsito ‘ + Consciência – Acidentes’ prossegue durante toda a semana com diversas atividades. Na tarde desta segunda-feira, a partir das 16h, haverá campanha educativa na Rotatória do Caju, na avenida Beira-Mar.
Confira a programação completa:
http://www.smttaju.com.br/images/pdf/Programacao_Corpo_da_Materia.pdf