O técnico Eric dos Anjos disse que as lições do curso podem evitar acidentes no trânsito.
06.05.15 19:19
Durante a manhã desta quarta-feira, 6, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, promoveu um curso de direção para mais de 15 motociclistas, no estacionamento do Mercado Albano Franco. A atividade faz parte da III Semana Municipal de Trânsito, que tem como tema ‘+ Consciência – Acidentes’, e teve por objetivo reciclar conceitos de direção defensiva. A SMT acontece até a próxima sexta-feira, 8.
O curso destinou-se a pessoas que trabalham com motos, motofretistas, prestadores de serviço de entrega de encomendas, remédios e alimentação, e atendimento a ocorrências diversas, como no caso dos técnicos da Energisa. Os participantes foram instruídos em práticas que simularam situações diárias aos quais estão expostos no trânsito, fazendo com que possam evitar acidentes e trafegar com mais segurança.
Quem fez a instrução dos motociclistas foi o supervisor de trânsito Fernando Mendonça. Ele explicou que cincos pistas foram montadas, apresentando situações do dia a dia. “A ‘alameda’, por exemplo, é uma pista que possui várias formas em que o motociclista precisa ter uma postura sobre a moto, tanto fazendo manobras no seu lado direito, como do esquerdo. Fizemos também a pista de frenagem. Nela, o motociclista vem, atinge certa velocidade, reduzindo bruscamente e parando a motocicleta. Assim, se acontece algo inesperado com ele, ele possa agir dessa forma e não se machucar”, disse o supervisor.
Para o motofretista Francisco de Assis Vieira, falta treinamento para o motociclista e agradeceu à SMTT pela oferta do curso. “Para a gente que está no dia a dia, nessa luta, é essencial fazer uma reciclagem como essa. É bom pra gente. Praticar no dia a dia é uma coisa e isso aqui é outra. Tanto que quando gente que aprendeu a pilotar na prática vai fazer a prova de habilitação, até se passa nesses percursos e reprovam. Estou muito grato pela oportunidade que a SMTT deu a gente”, disse.
O técnico Eric dos Anjos disse que as lições do curso podem evitar acidentes no trânsito. “Foi de fundamental importância para a gente que, atrelado à atribuição, utiliza o transporte diário na motocicleta. Tivemos dicas de segurança e situações adversas que a gente pode encontrar. A partir de agora, a gente já sabe como se portar de maneira mais segura de modo a evitar algum acidente, ou caso seja inevitável, os danos sejam menores possíveis”, comentou.
De acordo com o entregador Moabson Vinícius, estar preparado para situações adversas foi a maior premissa do curso. “Achei interessante, até porque tem gente que tirou a habilitação há muito tempo e tem situações que ocorrem no dia a dia, ou que nem sempre ocorrem, e na maioria das vezes é sempre bom aprender um pouco. É bom aprender em cima daquilo que sempre pode acontecer e ficarmos preparados”, afirmou o entregador.
Segundo o instrutor e supervisor de trânsito, Mendonça, os participantes do curso desenvolveram bem as práticas apresentadas. “Notamos que eles já tinham certa prática e não houve dificuldade nas provas. Houve uma pequena dificuldade na pista de frenagem, porque eles não estavam acostumados a essa situação no dia a dia, mas foi a parte em que eles mais se interessaram, pois viram que precisam muito desenvolver essa habilidade”, acrescentou Mendonça.
O agente de trânsito Freitas, também auxiliou nas aulas práticas do curso. “Foi importante para acrescer informações sobre a direção e prática a esses profissionais que já atuam diariamente nessa área. Querendo ou não, eles precisam dessa direção defensiva no trânsito, pois estão sujeitos a riscos todos os dias”, concluiu.
O curso de direção defensiva para motociclistas acontece ainda na tarde de quinta-feira, 7, com a participação de mais de 30 pessoas. Toda a programação da III Semana Municipal de Trânsito, está disponível no link:
http://www.smttaju.com.br/images/pdf/Programacao_Corpo_da_Materia.pdf