Foto - ASCOM SMTT
15.06.15 23:57
Após uma semana da mudança de circulação no Bairro Santo Antônio, condutores, moradores e alunos de uma faculdade particular, perceberam melhorias no fluxo de veículos na região. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, realizou a mudança de circulação na última segunda-feira, 15, para minimizar os transtornos causados no trânsito durante os horários de entrada e saída de alunos da instituição de ensino.
Durante 15 dias, supervisores e agentes de trânsito estarão nos principais cruzamentos orientando o fluxo de veículos de acordo com a nova circulação. Toda a sinalização viária horizontal e vertical da região foi revitalizada, de modo a indicar a mudança. Agora, as ruas Gumercindo Bessa, São João, Sargento Duque e rua Rosário, perpendiculares à avenida João Ribeiro, passam a ter mão única, formando um looping de quadra no entorno da faculdade. É importante que os condutores observem as indicações dos agentes e respeitem a sinalização.
O morador José Alves Souza trabalha naquela região e diz que a população que reside no bairro ou estuda na faculdade, estava ansiosa pelas mudanças. “Nós aguardamos muito essas intervenções. A mudança de circulação feita nessa região já diminuiu o número de acidentes, além de melhorar o trânsito”, disse.
De acordo com o supervisor da área, Washington Lopes, as mudanças já foram percebidas por quem passa pelo local. “Os moradores estão elogiando nosso trabalho, dizem que já estavam precisando dessa mudança de circulação, para melhorar o fluxo na área e reduzir o número de acidentes”, explica o supervisor.
Segundo o Diretor Geral da Fanese, Ionaldo Carvalho, as mudanças da primeira etapa surtiram efeito em poucos dias de atividade. “Estamos muito gratos à SMTT pela mudança do tráfego nas redondezas da faculdade. Conseguimos diminuir os congestionamentos nos horários de grande volume de alunos”, informou. Ele ainda conta que havia desentendimentos com moradores nesses horários. “Antes das mudanças tínhamos bastante desentendimento com alguns moradores da região. Agora estamos mais tranquilos e esperamos que na segunda etapa melhore ainda mais”, completou o diretor.
Na próxima etapa, para a melhoria do fluxo na região, serão implantados semáforos no cruzamento da avenida João Ribeiro e rua Gumercindo Bessa. Também será instalado um semáforo de botoeira na avenida, na faixa de pedestres próxima à rua Sargento Duque, proporcionando mais segurança aos pedestres.
Mudança
Para o condutor que estiver na avenida João Ribeiro, em direção à Colina do Santo Antônio, não poderá convergir à direita na rua Gumercindo Bessa. Ele deverá seguir até a rua Sargento Duque para realizar a manobra, virando à direita na rua São João e novamente à direita na rua Gumercindo Bessa, chegando de volta à avenida.
Quem segue pela João Ribeiro no sentido Sul (em direção ao Centro) terá a opção de continuar direto ou virar à direita na rua Gumercindo Bessa passando a ser proibida a conversão à esquerda nesse cruzamento. Ao chegar à rua Rosário, que também passa a ser mão única, o condutor pode convergir à direita para acessar a rua Sílvio Romero para retornar à avenida João Ribeiro, ou seguir no sentido Oeste pela Gumercindo Bessa.