Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Semana do Motociclista: abertura chama atenção para estatísticas de mortes no trânsito




22.07.15 18:56

 

Nesta quarta-feira, 22, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, abriu a Semana do Motociclista. A solenidade de abertura aconteceu no auditório da sede da SMTT, com a presença de grupos de motociclistas, representantes de revendedoras, agentes dos órgãos de trânsito e sociedade civil. Com o tema ‘Mais Consciência Menos Acidentes’, a Semana acontece entre os dias 22 e 27 de julho.


A solenidade de abertura teve início com a apresentação do Grupo ‘Os Cones’ de Teatro da SMTT, que de forma lúdica mostrou à plateia a importância do uso de capacete e demais dispositivos de segurança para motociclistas, além de falar sobre uma questão que parece tomar conta do trânsito no mundo: a pressa.


Na ocasião, a secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, citou o poeta francês, Antoine de Saint-Exupèry, dizendo que muitas vezes, “o óbvio é imperceptível”, por isso, para alguns motociclistas, as regras de trânsito são burladas em certas ocasiões. “Não é o trânsito que mata, mas nós, que conduzimos os nossos veículos automotores de forma imprudente. Por que perder vidas, se cada uma delas é importante para alguém ou para nós mesmos? Nenhum motivo justifica a nossa exposição ao perigo. Precisamos policiar a nós mesmos”, enfatizou.


O superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, corroborou com as colocações da secretária e comentou sobre o processo de formação dos motociclistas, que segundo ele não é feita de forma a preparar o cidadão para pilotar o veículo corretamente. “Na minha formação profissional, ouvi que ‘moto é feita para cair’. Então, quem tem a responsabilidade de mantê-la em pé somos nós que a pilotamos”, disse.


Ele pontuou as atividades da programação da Semana do Motociclista, em um chamamento à participação da categoria. “Nossa programação é focada na conscientização. Na segunda-feira, por exemplo, teremos um circuito montado próximo ao Mercado Central, onde serão criadas situações em que o motociclista aprenderá a sair delas com segurança”, concluiu, chamando a atenção para a ‘viralização’ do que será aprendido durante o circuito e a Semana.


Palestra


Diversas estatísticas de trânsito foram apontadas pelo comandante da CPTran, major Fábio Machado, durante palestra de abertura, que segundo ele, fez com que o trânsito se tornasse uma questão de saúde e segurança pública, pois os números são preocupantes. “O Brasil está em segundo lugar no ranking de mortes no trânsito. São 7.1 mil mortes por 100 mil habitantes. Estamos atrás somente do Paraguai. Nos últimos 15 anos, as estatísticas de mortes de motociclistas aumentou em 846,5%. Noventa por cento dos acidentes são causados por falha humana”, disse.


Velocidade excessiva, falta do capacete de segurança, uso do telefone celular, ingestão de bebida alcoólica e legislação desrespeitada são as principais causas dos acidentes em todo o País. De acordo com o major Fábio Machado, é preciso que os motociclistas aprendam a dirigir defensiva e preventivamente. “Conhecimento, atenção, prevenção, habilidade e decisão são as principais características da direção defensiva. O trânsito não muda. Está no Código de Trânsito, no inciso 1º que ‘considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga’. Ele é feito de pessoas e são elas que precisam mudar, mudar o conceito de vida”, concluiu.


A programação da Semana do Motociclista ‘Mais Consciência Menos Acidentes’ prossegue durante toda a semana com diversas atividades. Amanhã, 23, a partir das 6h30, haverá comando educativo na Ponte do Rio do Sal, na av Euclides Figueiredo, no Porto D’Antas.

Contatos