23.09.15 20:32
Na manhã desta quarta-feira, 23, cerca de 50 profissionais participaram da oficina de multiplicadores, promovida pela Coordenação de Promoção à Saúde (Cops), como parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito. No encontro, estiveram envolvidos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Hospitais Municipais da capital, SMTT, Unidade de Saúde da Família (USF) Edézio Vieira de Melo, Hospital Universitário (HU) e Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest).
A coordenadora do Cops, Maria Antônia Maia, disse que a ação de hoje, em especial, foi direcionada a um pequeno grupo de profissionais, que atuarão como multiplicadores das informações discutidas no encontro. “Propomos uma discussão sobre o impacto que os acidentes causam na saúde pública e solicitamos que eles levem para seus espaços de trabalho as orientações. Temos que parar de encarar acidente de trânsito como uma fatalidade. Na maioria dos casos pode ser evitado com comportamentos adequados, respeitando o pedestre, não bebendo antes de dirigir. Enfim, tendo atitudes responsáveis”, ressaltou.
Segundo o inspetor da SMTT, Lopes, esta integração entre os órgãos é fundamental para o bom andamento dos trabalhos. “Temos nesses encontros a oportunidade de expor nossas experiências do dia a dia e, desta forma, alinhar o que for necessário”, pontuou.
A coordenadora da Liga Acadêmica de Trama da Universidade Federal de Sergipe (Litrauma), Edilene Curvelo Hora Mota, destacou que 98% dos casos de traumatismo que chegam ao HU, são resultantes de acidentes de trânsito, e que é impossível se pensar em trabalhar pela redução desses números de forma isolada. Segundo ela, é extremamente importante fortalecer a continuidade de ações conjuntas, como esta que ocorre na Semana Nacional do Trânsito.
A referência técnica do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidades no Trânsito (Nupeva), Lijane Oliveira, se mostrou otimista com a participação dos profissionais. “Se cada um que assistir a palestra conseguir conscientizar um usuário, teremos um acidente a menos. Queremos levar a sociedade para refletir sobre a importância de atitudes cidadãs para a redução de acidentes de trânsito e preservação de vidas”, destacou.