Foto - ASCOM SMTT
16.11.15 19:31
Até o dia 20 de novembro, acontece no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) o curso de Mediação e Conciliação de Conflitos no Trânsito. A capacitação é promovida pelo TJ/SE em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e é direcionada aos agentes do órgão.
O objetivo é capacitar os agentes de trânsito para o processo de mediação de acidentes e na redução de conflitos entre os envolvidos. Para a agente Kátia Andrade, participante da terceira turma, este curso é de grande importância. “Todo conhecimento é válido. Esta capacitação auxiliará o TJ na homologação dos processos envolvendo acidentes de trânsito”, conta a agente.
O coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), Gutenberg Silveira, diz que esta parceria com a SMTT vai capacitar os agentes para que na prática os agentes possam resolver uma determinada situação através da conciliação. “Esta é a terceira turma, cada uma com 24 agentes em média, e todos estão engajados no processo”, disse.
Ele ainda conta que está sendo muito bom o aproveitamento dos participantes. “A motivação dos agentes de trânsito em querer já atuar está sendo satisfatório para continuarmos trabalhando com outras turmas”, concluiu.
Segundo o diretor de trânsito da SMTT, Coronel Carlos Cruz, o curso de Mediação facilitará a resolução de pequenos conflitos. “Esse curso vai ajudar os envolvidos em acidentes de trânsito e também vai contribuir para a rápida liberação da via. Antes era preciso esperar a Justiça Volante chegar ao local do ocorrido. Com o este curso, nós, que sempre chegamos primeiro ao local, poderemos trabalhar na conciliação das partes. Será um processo rápido e moderno. Tudo será feito via smartphone, do registro da conciliação à assinatura dos envolvidos. Somos pioneiros nessa ação” comenta o diretor.
Sobre o Curso
O termo de Mediação e Conciliação de Conflitos no Trânsito estabelece que os agentes de trânsito de Aracaju passarão a promover um acordo amigável entre os envolvidos em um acidente de trânsito. Para isso, todos os agentes estão participando de cursos de conciliação, mediação, bem como os demais temas relacionados ao Termo de Cooperação.
Nos casos em que o acordo se mostrar de difícil alcance, seja pela complexidade do fato, seja pela dificuldade de realização da conciliação no local, os agentes encaminharão os envolvidos ao CEJUSC ou a um dos seus Postos Avançados mais próximos. Quando não for obtida a conciliação ou mediação, os órgãos competentes serão acionados para ajuizamento de ação própria.