Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Superintendente da SMTT fala sobre mobilidade urbana na Câmara de Vereadores




17.11.15 13:27

Em sua fala, Nelson Felipe discorreu sobre a importância da discussão do tema por todos e abordou de forma esclarecedora o conceito do BRT (Bus Rapid Transit).

Na tarde de ontem, 16, o superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Nelson Felipe, participou de uma sessão especial na Câmara de Vereadores do município, a convite da Federação Estadual das Entidades Comunitárias de Sergipe (Fecs). Na pauta, temas relacionados com a mobilidade urbana.


 

Em sua fala, Nelson Felipe discorreu sobre a importância da discussão do tema por todos e abordou de forma esclarecedora o conceito do BRT (Bus Rapid Transit). “Todos nós fazemos parte do trânsito, independente se condutores ou não, precisamos falar sobre mobilidade urbana. Ao falarmos sobre pedestres, ciclistas, motociclistas, carros, ônibus, metrô ou carroça, nós estamos falando de mobilidade”, observou.

 


Segundo Nelson, o encontro teve intuito de esclarecer as dúvidas da população, já que a Casa estava composta por diversas lideranças de bairros. “Vocês são formadores de opinião, por isso eu resolvi falar também sobre BRT. Ao contrário do que as pessoas estão pensando, os ônibus que temos hoje não deixarão de existir, eles servirão de alimentadores para o sistema BRT, que não entrará nos bairros, circulará apenas por corredores específicos, para oferecer mais agilidade ao serviço atual”, explicou Nelson.


O superintendente também reforçou o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a mobilidade urbana e citou a importância dos corredores exclusivos para os ônibus que serão criados na cidade. “Atualmente, os ônibus que realizam o transporte de passageiros na grande Aracaju circulam a uma velocidade média de 12 km por hora. Quando os corredores estiverem funcionando, essa velocidade será de 25 km por hora. O que contribui para o cumprimento dos horários, a fluidez do trânsito e a mobilidade urbana”.

 


O secretário municipal de planejamento, orçamento e gestão, Igor Albuquerque, também explanou acerca do tema e chamou a atenção para o conceito de mobilidade, voltado para a promoção do bem-estar social, acessibilidade e o atendimento à maioria da população. “A definição de mobilidade urbana tem a ver com bem-estar social, acessibilidade e prioridade do transporte público coletivo em relação ao transporte individual”, disse.

 


Também convidada para o debate, a professora doutora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Vera França, falou sobre o aumento populacional e a crescente demanda por transporte público de qualidade. Ao final, todos participaram de uma roda de perguntas direcionadas ao superintendente da SMTT.

 


Aprovação

 


A presidente da Fecs, Adriana Oliveira, parabenizou Nelson Felipe pela explanação sobre mobilidade urbana e afirmou que o debate foi aprovado por todos. “Para nós o debate foi de suma importância. Sabemos o que a SMTT vem trabalhando e muito em benefício da nossa cidade. Estavam presentes as lideranças de alguns bairros, e eles puderam obter as respostas sobre dúvidas e levaram para as suas comunidades. Nós defendemos que o correto não é reivindicar criticando, nossa entidade faz parceria para que os moradores possam discutir com os gestores políticas públicas”, assegurou. 

Contatos