Foto - ASCOM SMTT
03.12.15 22:25
Fiação roubada, postes e controladores danificados. Infelizmente não são raros atos de vandalismo contra os semáforos da cidade. Até o mês de outubro deste ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) já registrou 450 execuções de manutenção corretiva e preventiva nestes equipamentos. Atenta a isso, o órgão alerta a população para que denuncie atos de vandalismo contra o patrimônio público.
Na tarde desta quinta-feira, 3, a equipe semafórica da SMTT realizou reparos em um semáforo que teve sua fiação elétrica furtada na avenida Prefeito Heráclito Guimarães Rollemberg, em um dos acessos ao conjunto Orlado Dantas.
Dados recentes apontam que 95% da manutenção realizada nos semáforos é originada pela ação de vândalos que danificam a fiação elétrica e as controladoras do conjunto semafórico, deixando-os inoperantes. Esse tipo de atitude prejudica o fluxo de veículos e pedestres da localidade, já que a equipe semafórica da SMTT necessita de um tempo médio para detectar o motivo da pane e solucioná-lo.
Segundo o chefe da equipe semafórica da SMTT, Flávio Cruz, atos de vandalismo como roubos a fiação elétrica geram um custo a mais para o órgão, além de prejudicar a mobilidade. “Temos dificuldade em manter todos os equipamentos em funcionamento devido a furtos e atos de vandalismo. Temos sempre que repor as peças que são furtadas, o que nos gera um gasto a mais, sem falar na mobilidade que fica prejudicada quando o semáforo entra no modo piscante ou apaga completamente”, conta.
Ele ainda explica que alguns agentes de trânsito foram devidamente treinados para soluções rápidas. “Contamos com o apoio de alguns agentes de trânsito que além de orientar o fluxo de veículos enquanto nós realizamos o reparo, também sabem resetar o equipamento, que às vezes volta a funcionar. Isso nos dá um tempo para resolver outras ocorrências e realizar a manutenção desse semáforo resetado num período de menos fluxo”, explica o chefe da equipe semafórica.
A SMTT alerta a população para denunciar atos de vandalismo entrando em contato com a Polícia Militar pelo 190 ou Guarda Municipal pelo telefone 153 ou através do aplicativo WhatsApp 98869-4575. Em caso de acidente de trânsito ou semáforos inoperantes, deverá acionar os agentes do órgão por meio do Disque Trânsito (118).