Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Nova sinalização do Ponto Novo é alvo de vandalismo




06.01.16 19:13

Fotos: Ascom/SMTT

Dois dias após a mudança de circulação proposta pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) próximo ao cemitério São João Batista, no bairro Ponto Novo, a nova sinalização da região já foi alvo de vândalos. O fato ocorreu no cruzamento entre as ruas Rafael de Aguiar com travessa São Benedito, onde a sinalização vertical foi readequada de acordo com a nova regra de circulação.



Através da Diretoria de Planejamento e Sistemas (DPS), a SMTT controla a implantação, manutenção e substituição destes dispositivos regularmente. Para minimizar os custos, o órgão possui uma fábrica de placas onde é feita a sinalização utilizada no município. No orçamento da produção realizado pela diretoria estão inclusos itens como a madeira utilizada no poste de sustentação, chaparia, película, mão de obra, cimento e areia. Quando a sinalização é furtada ou danificada, como é o caso da nova sinalização do Ponto Novo, esse custo é duplicado.



Segundo a coordenadora de sinalização da SMTT, Sheila Vieira Santos, o vandalismo das placas prejudica o orçamento do órgão e o trânsito. “Cada readequação de circulação que planejamos, nós elaboramos um orçamento do valor que será investido na nova sinalização. Apesar da grande economia que conseguimos com a fábrica de placas, nós precisamos calcular o quanto será gasto com matéria-prima. Quando a sinalização é vandalizada como ocorreu na mudança do Ponto Novo, nós precisamos recuperar essas placas, o que nos gera um gasto a mais, além dos danos causados ao trânsito da região”, explica a coordenadora.



Ao presenciar este tipo de atitude, o cidadão pode denunciar à Guarda Municipal (151) ou à Polícia Militar (190). Para orientar o fluxo de veículos e recuperar a sinalização o cidadão pode entrar em contato conosco através do Disque Trânsito – 118.

Contatos