Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Colisões em semáforos são motivos de preocupação para SMTT




13.01.16 17:38

A Prefeitura Municipal Aracaju através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vem realizando a substituição de diversas colunas semafóricas danificadas por acidentes de trânsito, pela ação do tempo e principalmente por atos de vandalismo. Os danos causados nos semáforos da cidade geram transtornos à mobilidade e custos elevados ao órgão.


Recentemente, colunas semafóricas das Avenidas Heráclito Rollemberg, Rua Alda Mesquita Teixeira e da Avenida Delmiro Gouveia precisaram ser substituídas devido às colisões envolvendo veículos na região. Outras manutenções realizadas nos semáforos são causadas por atos de vandalismo como o furto da cabeação elétrica do equipamento. Estas ações exigem da Diretoria de Planejamento e Sistemas(DPS) da SMTT, juntamente com a equipe semafórica, um esforço a mais nos reparos na sinalização eletrônica da cidade.


O chefe da equipe semafórica, Flávio Cruz, conta que existe dificuldade na manutenção dos equipamentos: “Estamos com uma grande dificuldade em manter estes equipamentos em funcionamento devido aos atos de vandalismo, principalmente os furtos. Temos sempre que repor as peças que são furtadas, o que nos gera um gasto duplicado. Acidentes de trânsito são os piores, pois além da questão financeira, prejudica a mobilidade”, conta.


A coordenadora de sinalização da SMTT, Sheila Thereza, explica como funciona a manutenção do semáforo em casos de acidentes de trânsito. “Nem sempre conseguimos identificar o causador do dano, então nós temos que imediatamente substituir o equipamento para não prejudicar o fluxo de veículos. Quando nossos agentes conseguem identificar o autor da ação, ele é responsável pela compra do novo equipamento”, esclarece Sheila.

Ela ainda conta que os custos são elevados para a SMTT. “O conjunto semafórico mais ‘simples’ está custando em torno de 17 mil reais que corresponde ao conjunto ótico, controlador, braço e a base. É um custo alto e precisamos que os condutores tenham mais prudência”, completou.


Em caso de acidente de trânsito acione os agentes através do Disque Trânsito – 118, e em caso de furto o cidadão deve entrar em contato com a Guarda Municipal – 153 ou Polícia Militar - 190.

Contatos