Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Operadores de Trânsito têm aula prática em proximidades de colégio




24.02.16 15:46

 

O agente de Trânsito, Paulo José Silva Santos, que realizou o trabalho de capacitar os operadores durante todo o curso

Na manhã desta quarta-feira, 24, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), deu continuidade ao curso de Operador de Trânsito Escolar no entorno do Colégio Salvador localizado no bairro Jardins. Na oportunidade, os futuros operadores colocaram em prática todo o conteúdo teórico que aprenderam nas aulas realizadas na Escola de Trânsito do órgão.


O projeto da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT é uma forma alternativa para auxiliar o trânsito próximo às instituições de ensino com grande fluxo de veículos, evitando a formação de engarrafamentos, filas duplas e veículos parados sobre a faixa de pedestres. Os futuros operadores tiveram aulas teóricas de noções gerais de trânsito e simularam as ocorrências mais comuns em regiões escolares.


Segundo o agente de Trânsito, Paulo José Silva Santos, que realizou o trabalho de capacitar os operadores durante todo o curso destacou a importância desta aula prática. “Este é o momento de colocar tudo em prática. As noções sobre trânsito e legislação foram passadas e agora devem ser aplicadas”, disse.


Ele ainda destacou que os operadores não podem multar, pois aprendem o básico do Código de Trânsito Brasileiro(CTB), o necessário para minimizar os transtornos na região em horários de pico. “Eles estão para orientar e auxiliar na mobilidade dos alunos e mostrar que são todos facilitadores no trânsito”, completou.


O operador de trânsito tem permissão para organizar a circulação de veículos nos horários de maior retenção, pois não tem o poder do agente de mobilidade urbana, mas pode orientar os condutores. A vestimenta também segue um padrão recomendado pela SMTT: calça de cor caqui, camisa branca, boné, colete e apito.

Contatos