Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju: primeira audiência acontece no Siqueira Campos




01.03.16 21:01

 

Fotos - ASCOM SMTT

Na noite desta segunda-feira, 29, a população do Siqueira Campos pode dar a sua contribuição ao Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju (PlanMob), na primeira audiência pública que aconteceu no auditório Antônio Vieira da Silva Neto. O objetivo da série de audiências que ocorrerão até a próxima sexta-feira, 04, é apresentar as diretrizes que visam a facilitação dos deslocamentos em área urbana e que darão origem às leis complementares de mobilidade para os próximos dez anos.

Na primeira parte da audiência, o PlanMob foi apresentado à população pela arquiteta do Jaime Lerner Arquitetos Associados, Anive Soares. Alguns temas, como o BRT, obrigatoriedade de licenciamento para todos os veículos motorizados, hierarquização do sistema viário e acessibilidade universal foram abordados. A segunda parte foi dedicada à participação da comunidade.

Além da sociedade civil, alguns representantes do poder legislativo, como Lucas Aribé, e de movimentos sociais, como a ONG Ciclo Urbano e o Movimento Não Pago estiveram presentes na primeira audiência. Visando a acessibilidade universal, foram disponibilizadas duas intérpretes de libras que atuaram durante a audiência.

Segundo a arquiteta especialista em urbanização, Anive Soares, as diretrizes definidas no PlanMob devem priorizar a maioria. “Essa etapa das audiências são a oportunidade da população opinar no que será feito a respeito de trânsito e transportes em Aracaju nos próximos anos. Cabe à sociedade definir o que é prioridade no projeto de urbanização. Não é possível agradar a todos. É possível diminuir os transtornos e beneficiar a maioria”.

O superintendente Nelson Felipe, explicou a importância da participação da população nas audiências. “O Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju faz parte do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. Apresentamos o PlanMob à comunidade e aos movimentos sociais por meio das audiências públicas. Essas audiências são uma importante possibilidade de participação da comunidade na criação das políticas públicas de mobilidade urbana para os próximos dez anos. Após esse processo das audiências e a aprovação das diretrizes aqui apresentadas, o PlanMob será levado para a votação na Câmara de Vereadores. Depois de aprovado, ele servirá de base para as ações relativas ao trânsito e ao transporte nos próximos anos”, disse Nelson.

Cronograma das próximas audiências

01/03 terça-feira das 18h30 às 21h30 no EMEF Manoel Bomfim – Bugio

 

02/03 quarta-feira das 18h30 às 21h30 Colégio Dinâmico – Salgado Filho

03/03 quinta-feira das 18h30 às 21h30 Espaço Cultural Gonzagão – Farolândia

04/03 sexta-feira das 18h30 às 21h30 EMEF Tenisson Ribeiro – Zona de expansão (Robalo)

Contatos