08.03.16 15:27
Na manhã desta terça-feira, 08, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), órgão vinculado com a Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito (CET) realizou uma ação comemorativa para o Dia Internacional da Mulher. Na ocasião foram distribuídos marcadores de texto e exibidas faixas com frases em homenagem às mulheres condutoras.
A ação teve início às 06h30 e aconteceu no cruzamento das Avenidas Ministro Geraldo Barreto Sobral e Pedro Valadares, no Bairro Jardins. Da atividade participaram o Rotary Clube, Unimed, SESI e SEST/SENAT e o grupo “Cones” de teatro levando a mensagem de forma lúdica para as condutoras que passavam pela localidade
A coordenadora de Educação para o Trânsito (CET), Selma Dantas, falou sobre a violência no transito que mata milhares de pessoas e sobre o comportamento feminino ao dirigir. “O dia Internacional da Mulher representa segurança para a SMTT, pois os dados mostram que nós mulheres somos muito mais seguras no trânsito. Alguns dizem que é fragilidade, mas na verdade é prudência,” enfatizou a coordenadora.
A secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, comentou sobre as condutoras e a necessidade de quebrar estereótipos e preconceitos. “A mulher mostra que é possível fazer um trânsito mais humano, mais fraterno e mais igual. A SMTT quer acabar com o mito de que ‘mulher no transito é um perigo constante’, pois, estatisticamente falando, sabe-se que é sinônimo de segurança constante, pois respeita as leis e tem sensibilidade,” destacou a secretária.
Mais atividades
A equipe da Educação para o Trânsito convida a população para participar das outras atividades que estão na programação envolvendo o Dia Internacional da Mulher e a Emancipação da capital.
No dia 13, será realizado o passeio ciclístico ‘Aniversário Legal’, como parte das comemorações da Emancipação Política da capital sergipana, que terá concentração na Colina do Santo Antônio a partir das 7h, e seguirá pelas Avenidas João Ribeiro, Simeão Sobral, Otoniel Dórea, Rio Branco; Praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e pelas Ruas Santa Luzia, Duque de Caxias e Avenida Beira Mar. O encerramento do passeio será no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira).
Já no dia 15, é a vez do ‘Pedal Consciente’, pensado para quem ainda não sabe pedalar, mas quer aprender e ter os benefícios físicos e emocionais que a prática do ciclismo proporciona. Ciclistas experientes da Escola Bike Anjo estarão a partir das 7h, na Praça do Farol, no Bairro Farolândia, ministrando aulas gratuitas para idosos que ainda têm medo de andar sobre duas rodas.