Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

PlanMob será revisado e levado para votação na Câmara de Vereadores




08.03.16 17:59

Finalizado o processo de apresentação do Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju (PlanMob), por meio das audiências públicas realizadas nos cinco bairros mais populosos da cidade, a equipe de Planejamento e Sistemas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em parceria com o Jaime Lerner Arquitetos Associados farão as devidas alterações sugeridas pela sociedade. Após essa fase, o PlanMob revisado será encaminhado para votação na Câmara de Vereadores.


As cinco audiências públicas realizadas de 29 de fevereiro a 4 de março, nos bairros Siqueira Campos, Bugio, Salgado Filho, Farolândia e Zona de Expansão, foram conduzidas pelas arquitetas do Jaime Lerner Arquitetos Associados, Anive Soares e Gianne Rossi, do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados.


As audiências promovidas pela SMTT tinham o intuito de discutir com a comunidade o Plano de Mobilidade Urbana e as alterações necessárias. A participação da comunidade na elaboração do plano permite uma visão mais ampla da cidade através do olhar daqueles que nela vivem e circulam. Essa fase do PlanMob cumpre a determinação do Ministério das Cidades de consultar diversos setores da sociedade, como os gestores municipais e estaduais, os movimentos sociais e populares, organizações não governamentais, entidades profissionais , conselhos e etc.


Nas apresentações do Plano de Mobilidade que definiram prioridades no quesito trânsito e transportes em Aracaju nos próximos dez anos, foram discutidos temas como BRT, obrigatoriedade de licenciamento para todos os veículos motorizados, hierarquização do sistema viário e acessibilidade universal. A segunda parte das audiências foi sempre dedicada à participação da comunidade.


Finalizado o processo das audiências públicas, a equipe do Jaime Lerner arquitetos associados farão as alterações no Plano, levando em consideração as sugestões e críticas da população. A versão final será encaminhada pelo Prefeito João Alves Filho para a votação na Câmara de Vereadores.


O superintendente de Transportes e Trânsito Nelson Felipe, destaca a importância do Plano de Mobilidade Urbana enquanto instrumento ordenador do trânsito e dos transportes de Aracaju nos próximos dez anos. “O processo de elaboração do PlanMob ocorreu de forma transparente, segura e democrática. Realizamos cinco audiências, nos cinco bairros mais populosos da cidade. Durante esses dias, além da comunidade, ONGs, movimentos sociais e representantes do Legislativo participaram ativamente das discussões. Desta forma é possível traçar um Plano onde prevalece o interesse da sociedade e que possibilitará a criação de leis adequadas à realidade atual”, disse Nelson.

Contatos