Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Seminário debate humanização no trânsito




20.09.11 19:16

Na manhã desta terça, 20, ocorreu o X Seminário de Educação para o Trânsito, com o tema 'Pare, Pense e Mude: O trânsito só mudadsc_0140 quando a gente muda'. O evento, que aconteceu no auditório do Sest/Senat, integra a programação da Semana Nacional de Trânsito promovida pela Prefeitura de Aracaju, através de Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

O bispo auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares, proferiu a palestra 'Comportamento e Segurança dos Usuários', fazendo uma leitura mais humanizada do tema. "Tudo que diz respeito ao bem comum, à sociedade, é de interesse da Igreja. Por isso, me sinto feliz em estar contribuindo com este debate", declarou.

Para Dom Henrique, o trânsito apresenta quatro grandes problemas, os quais derivam das atitudes negativas de seus usuários. O dsc_0127primeiro deles, segundo o bispo auxiliar, é a violência. "O veículo é visto com instrumento de autoafirmação. O sujeito pensa que quanto melhor o carro dele seu direito é maior que o outro. O segundo problema é o desrespeito", explicou.

Já o terceiro foi denominado pelo bispo auxiliar como 'complexo de marcha', que se caracteriza como "uma atitude negativa no trânsito por parte de um condutor pode influenciar outros, levando a uma cadeia de erros e desrespeito às leis". O quarto e último problema, segundo Dom Henrique, é deseducação do ser humano, a forma com este encara a vida. "O comportamento no trânsito é o comportamento de cada um diante da vida. A família tem papel fundamental na construção deste processo", disse.

Educação

Ao finalizar a palestra, Dom Henrique pediu ao público, formado boa parte por agentes e orientadores de trânsito, para acreditar no dsc_0105ser humano e na sua capacidade de ser educado, além de destacar a importância das parcerias.

"Os órgãos e entidades de trânsito devem buscar parcerias com entidades religiosas, seja ela católica, evangélica ou qualquer outra, já que a religião tem o poder de atingir a família, peça chave na educação. Além das entidades religiosas, deve-se buscar também parcerias com os meios de comunicação e as instituições de ensino", finalizou.

Para o Superintendente da SMTT, Antônio Samarone, a apresentação do bispo auxiliar de Aracaju foi motivadora. "Nós sempre pensamos em um lado técnico para solucionar os problemas do trânsito, mas não podemos esquecer do lado humano. A mensagem passada aqui por Dom Henrique mostra que o trânsito se tornará mais seguro quando cada indivíduo entender que não está só e passar a se preocupar com o próximo. Foram palavras motivadoras e emocionantes", destacou.

Após a palestra de Dom Henrique, foi debatido o tema 'Atendimento ao trauma, assistência pré hospitalar e à reabilitação' com o médico Fábio Santos Alves.

Presenças

Marcaram presença no evento representantes do Detran, Corpo de Bombeiros, Sindicato dos taxistas, SMTT de Nossa Senhora da dsc_0187Glória, Associação do Motociclistas do Estado de Sergipe (AMO-SE) e Delegacia de Delitos de Trânsito.

Contatos