Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

SMTT e Samu realizam campanha educativa no Shopping Prêmio




13.01.17 19:22

Equipes de Educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Sergipe e da SMTT de Nossa Senhora do Socorro se uniram, na tarde desta quinta-feira, 12, na porta do Shopping Prêmio, para explicar para condutores e pedestres os prejuízos causados pelos trotes recebidos pelo Samu 192. Além da conscientização promovida com os condutores que passaram na porta do Shopping, as equipes também realizaram comandos educativos para crianças dentro do estabelecimento.


Nos semáforos, as equipes distribuíram adesivos ‘Sou amigo do Samu, não passo trote’ e panfletos com informações sobre os desgastes desnecessários das ambulâncias e profissionais, aumento das despesas para manter o serviço em funcionamento e o atraso nos atendimentos reais causados pelos trotes. Segundo informações do Samu, a maioria dos trotes é feito por crianças e adolescentes, por isso o grupo de teatro da SMTT ‘Os cones’ encenou uma peça que explica bem esses prejuízos para o serviço.

 

Ronei Barbosa, enfermeiro e coordenador do núcleo de Educação permanente do Samu, explica que essa campanha faz parte do Projeto Amigos do Samu, lançado em 2014. “Na época em que o projeto surgiu nós trabalhávamos com índices de trotes que giravam em torno de 45 e 50% das ligações. Quase metade das chamadas eram falsas. Desde então, trabalhamos esse tema em locais de grande aglomeração de pessoas, como shoppings, escolas, pontos turísticos e semáforos, como hoje”, explicou.

 

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT Selma Dantas, as crianças entendem melhor quando a mensagem é passada de forma lúdica, por isso a importância do Grupo Cones. “Nós sempre aceitamos os convites para participar de ações educativas, os meninos do teatro chamam atenção por onde passam e são bem eficazes em passar mensagens importantes para as crianças, que entendem melhor quando a mensagem é passada de forma mais leve e engraçada. Deu pra ver pela reação das crianças que assistiram à apresentação do teatro, que eles entenderam o que não pode passar trote para o Samu”, afirma Selma.

 

A ação ‘Sou amigo do Samu, não passo trote’ continua no Shopping Prêmio até esse sábado, 14.

Contatos