Open Source Sofware

Busca

Trânsito

SMTT realiza manutenção constante dos semáforos de Aracaju




24.04.17 18:53


O bom funcionamento dos semáforos interfere diretamente na dinâmica do trânsito da cidade - e nem é preciso ser motorista para perceber isso. Quando um deles é danificado, o fluxo de veículos é prejudicado, assim como a passagem dos pedestres. É por isso que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) mantém uma equipe destinada somente para atender casos dessa natureza, que chegam a 120 por mês.


O trabalho vem sendo intensificado pela atual gestão para garantir melhor fluidez ao trânsito da capital. O serviço é feito diretamente por servidores do órgão, uma equipe composta por 11 profissionais, divididos em grupos para melhor atender esse tipo de demanda. Todos eles estão aptos a operacionalizar a programação lógica e também física da estrutura dos semáforos.


A coordenadora de Sinalização da SMTT, Sheila Thereza, conta que atualmente o órgão está focado na manutenção dos semáforos que apresentam falhas devido à ação do tempo. Mas o trabalho poderia ser mais efetivo se não fosse um detalhe: “Além das panes elétricas e chuvas, por exemplo, os casos de vandalismo, infelizmente, ocupam de forma significativa o nosso tempo”, revela a coordenadora.


A ação de vândalos que furtam a fiação elétrica dos equipamentos pode provocar acidentes no trânsito por estar apagado. O chefe da equipe semafórica, Miguel Ângelo, conta que isso prejudica todo mundo. “A mobilidade fica prejudicada até resolvermos o problema e a SMTT gasta mais dinheiro para solucionar os problemas devido ao vandalismo, já que é preciso substituir peças”.


A população pode colaborar com a preservação dos semáforos e de qualquer outro patrimônio público denunciando casos de vandalismo através do telefone da Guarda Municipal de Aracaju: 153. Ou pelo WhatsApp da GMA: (79) 98166-7790.



Trabalho integrado



O trabalho da equipe semafórica funciona de maneira integrada com outros setores da SMTT, como a Central de Monitoramento, por exemplo. Com o suporte tecnológico de dezenas de câmeras, e contato direto com o cidadão através do Disque Trânsito (118), a central aciona a equipe assim que constata falhas na sinalização semafórica.


Claudio Santos, supervisor da central, enaltece o empenho da equipe na resolução dos problemas. “A equipe semafórica está de parabéns pelo empenho e pela presteza que nos ajuda sempre na resolução dos problemas nos semáforos da cidade. Sempre que a acionamos ela está pronta para resolver e com uma rapidez enorme”, destacou.


Contatos

banner-fala-cidadao3