28.07.11 18:19
Foi realizada na noite da última quarta-feira, 27, uma missa em ação de graças para as vítimas de acidentes de trânsito. O evento faz parte das comemorações à Semana do Motociclista, evento que conta com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Ao mesmo tempo, um culto foi realizado na Igreja Presbiteriana Renovada.
O superintendente Antonio Samarone fez questão de participar da missa. "Este é um momento de reflexão, pois é importante que a sociedade acorde para os dados e números alarmantes relacionados aos acidentes no trânsito de Aracaju", comenta. O Major Paulo Paiva e o Capitão João Luiz Ferreira também acompanharam os eventos religiosos em homenagem aos motociclistas.
Na ocasião, parceiros do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat), motociclistas e familiares das vítimas de trânsito receberam o folder da campanha de redução de traumas, produzido pela equipe de Educação para o Trânsito da SMTT.
Há 11 meses, o jovem Paulo Henrique Santos, 27, sofreu um grave acidente na ponte Aracaju - Barra dos Coqueiros. Depois de passar mais de dois meses hospitalizado, Paulo ficou paraplégico. Sua irmã deu um depoimento emocionado sobre o fato. "Quando ele sofreu o acidente, achávamos que não sobreviveria e todo o sofrimento que ele passou, nós todos da família, sofremos também. A vida não é um brinquedo", colocou Lucilene da Silva Santos, destacando que se as pessoas tiverem consciência no trânsito, vão evitar muito sofrimento.
Superação
Quem também deu exemplo de vida e superação foi José Nelson Braga, de 39 anos, que sofreu um grave acidente e ficou paraplégico aos 21 anos. Ele conta que foi difícil se adaptar à nova condição física, mas afirmou que é necessário dar a volta por cima dos problemas. "Vale a pena viver, mesmo que em cima da cadeira de rodas. A felicidade está na vida e se Deus permitiu que um acidente desse acontecesse comigo, resta levar a vida da melhor forma".
As motocicletas representam cerca de 7% da frota brasileira de veículos e estão envolvidas em 35% dos acidentes. A cada 90 segundos, morre um motociclista no mundo. Ela é seis vezes mais perigosa que o automóvel e necessita de cuidados indispensáveis em defesa da vida, como uso de equipamentos de segurança e condução cautelosa.
Programação
Às 19h30 desta quinta-feira, os parceiros do evento se reúnem na área externa do Parque da Sementeira para iniciar a ‘Motociata' pelas principais ruas e avenidas de Aracaju. O momento terá apoio e participação não somente da SMTT, mas do CPTRAN, CPRv e DPRF. Para encerrar a Semana do Motociclista, o COMSEPAT realiza na próxima sexta-feira, 29, a campanha Chega de Acidentes na avenida Geraldo Barreto Sobral, das 8h às 10h.