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Trânsito

Ciclistas aprovam criação de área de proteção na Orla




30.08.17 18:08

Com o intuito de ampliar a disponibilidade de áreas apropriadas para a circulação dos ciclistas na capital, o prefeito Edvaldo Nogueira e o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, assinaram na última segunda-feira, 28, um decreto que possibilita a criação da Área de Proteção para a Prática do Ciclismo, iniciativa criada em parceira com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).


O projeto, que consiste no fechamento da avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, entrará em vigor no dia 12 de setembro, e funcionará nos dois sentidos da via das 4h30 às 6h30 da manhã, nas terças e quintas-feiras; e das 5h às 10h da manhã, aos sábados. A área compreende a extensão de 2,5 quilômetros, que vai do antigo Hotel Parque dos Coqueiros ao Oceanário de Aracaju.


Com um ano de duração, a ação tem sido muito bem avaliada pela população desde que foi anunciada, principalmente pelos ciclistas profissionais e amadores que poderão usufruir de um espaço seguro para a prática do esporte, assim como relata o triatleta Walter Andrade Júnior. "Todos nós temos muitas dificuldades para treinar em espaço apropriado e seguro. Agora ficará melhor. Ganham não só os atletas, mas toda a cidade de Aracaju", destaca.


A ONG Ciclo Urbano elogiou a iniciativa da Prefeitura. "Não é só a criação de um espaço seguro, mas também de conscientização, pois a população tende a ter um olhar mais sensível para os ciclistas quando um projeto como este passa a fazer parte do cotidiano da cidade", comentou o integrante do grupo, Waldson Costa Andrade.


Fundador e coordenador do grupo Entre Amigos Pedal (EAP), Neivaldo Diniz, de 50 anos, é ciclista desde 2012 e conta que os veículos sempre tiveram preferência nas ruas e avenidas. Ele relata ainda que o medo de sofrer algum tipo de acidente era recorrente entre os ciclistas que treinavam nas vias da Orla de Atalaia, fazendo com que muitos atletas abandonassem os treinos. Para ele, essa medida de proteção trará um clima de segurança significativo, fazendo com que muitas pessoas se sintam motivadas a voltar aos pedais.


O superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes, ressalta os benefícios da iniciativa. "O projeto não tem apenas caráter esportivo, mas o trânsito da cidade também ganha, pois é uma forma das pessoas refletirem sobre as diversas formas de mobilidade, além de contribuir com a saúde da população", explica.


Segurança


Nos dias do projeto, as equipes de agentes da SMTT, que farão o bloqueio da área para o acesso dos ciclistas, também irão oferecer orientações aos motoristas que trafegarão pelas imediações, a fim de evitar possíveis transtornos no trânsito.


Além disso, tendo em vista que um ciclista em momento de treino chega a alcançar uma velocidade superior a 40 km/h, o pedestre também deve tomar as devidas precauções e se certificar de estar utilizando as áreas reservadas para a caminhada na área, para que possíveis colisões com as bicicletas sejam evitadas.


Competindo na modalidade há mais de 25 anos, o ciclista baiano Will Bala, morador da capital há sete anos, afirma que a iniciativa é um grade avanço, pois a insegurança em dividir o espaço com outros veículos trazia diversos riscos para os ciclistas. "Com uma área restrita, isso vai ser diferente, teremos mais tranquilidade para nos dedicarmos aos treinos", diz.


A Federação Sergipana de Ciclismo também se mostra satisfeita com a iniciativa. "Temos hoje mais de 1.000 ciclistas profissionais na cidade e muitos que utilizam a bicicleta não como esporte, mas como meio de transporte. É uma iniciativa que esperávamos há algum tempo e que, finalmente, começa a virar realidade", explana o presidente, Jairo Vieira.


Mudanças no trajeto


Os veículos do transporte público que passam pela avenida também serão alterados, nos dias e horários do projeto. Os ônibus das linhas 008-Porto Sul/Bairro Industrial, 100-Circular Shoppings (1 e 2), 051-Atalaia/Centro e 600-Circular Praias (1), serão desviadas para as vias mais próximas.

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