Open Source Sofware

Busca

Trânsito

SMTT garante segurança de atletas em área de proteção na orla




12.09.17 17:59

A chuva não desestimulou os atletas profissionais e amadores de Aracaju, que aproveitaram o primeiro dia da Área de Proteção para a Prática do Ciclismo nessa terça-feira, 12. Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), aproximadamente 100 pessoas se exercitaram no local na estreia do projeto.


Às 4h30 da manhã, o sentido sul/norte da avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, foi interditado desde a Passarela do Caranguejo até o Oceanário de Aracaju. Além de ciclistas, corredores de rua também aproveitaram os 2,5 KM de pista livres para a atividade física. Pontualmente às 6h30, o trecho da avenida foi liberado para a circulação de veículos.


Segundo o coordenador de Trânsito da SMTT, capitão Alexandre Cardoso, a operação neste primeiro dia foi um sucesso. “Nosso trabalho começou às 3h30 da madrugada, com o bloqueio dos pontos de acesso à via. Nos dividimos em três equipes: uma em cada extremidade da área e outra, no meio. Dessa forma, cobrimos os principais pontos, garantimos a segurança dos atletas de forma mais significativa e orientamos melhor os condutores", explica.


Assim como os veículos particulares, os ônibus do transporte público que passam pela avenida foram desviados durante o bloqueio. As linhas 008-Porto Sul/Bairro Industrial, 100-Circular Shoppings (1 e 2), 051-Atalaia/Centro e 600-Circular Praias (1) circularam pelas vias mais próximas. Mesmo com a pequena alteração, não houve atraso nos percursos.


Dez funcionários da SMTT, entre agentes e técnicos, trabalharam no primeiro dia do projeto. Além da execução do bloqueio, houve o monitoramento do trânsito na região. "Nesta fase inicial, vamos observar os impactos para otimizar nosso trabalho e melhor atender tanto às necessidade dos atletas quanto às dos motiristas que trafegam por ali diariamente", diz o superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes.



Sobre a área de proteção


A Área de Proteção para a Prática do Ciclismo é uma antiga demanda dos atletas e das organizações ligadas à mobilidade, que virou realidade no dia 28 de agosto, quando o prefeito Edvaldo Nogueira assinou o decreto criando a área. O projeto é conduzido pela SMTT e pela Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp).


O projeto consiste no bloqueio de 2,5 KM da avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, para a prática de ciclismo e outras atividades físicas às terças e quintas-feiras, das 4h30 às 6h30 da manhã, e aos sábados, das 5h às 10h da manhã. Durante o período de interdição, agentes de trânsito estarão espalhados ao longo da via para orientar os condutores a seguirem por rotas alternativas.

Contatos

banner-fala-cidadao3