12.08.11 15:43
Uma nova edição da campanha educativa ‘A faixa é do pedestre' foi lançada na manhã desta sexta-feira, 12, pelo prefeito Edvaldo Nogueira. A principal infra-estrutura do espaço público em uma política de circulação terá mais visibilidade em Aracaju nos próximos dias. A intenção é lembrar à população sobre a necessidade de dar a vez aos pedestres no trânsito, caso contrário, estará sujeita a autuação por parte da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
As faixas garantem o deslocamento de pedestres de forma segura, independente de condições ou limitações físicas, oferecendo condições básicas de fluidez e segurança ao atravessá-las. “Não é pedir favor, estamos falando de lei, está previsto: a faixa é do pedestre. O Código de Trânsito Brasileiro diz claramente que a prioridade no trânsito é dos vulneráveis. Queremos que os condutores colaborem, mas caso isso não ocorra, eles serão punidos porque a lei tem que ser cumprida – não dá mais para fazer concessão. O pedestre tem que ser respeitado”, coloca o superintendente de Transportes e Trânsito, Antonio Samarone.
A ideia da campanha é integrar entidades do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat) com conselhos, organizações e núcleos religiosos no intuito de consolidar e disseminar a campanha em Aracaju. “O processo é contínuo e progressivo e deve envolver todas as esferas da sociedade”, atenta Samarone.
Ação
Técnicos e estudiosos da SMTT levantaram 15 pontos estratégicos para iniciar o trabalho educativo em respeito da faixa de pedestre, incluindo as portas de acesso de colégios. Dentre as ações da campanha, há pintura e iluminação das faixas existentes na cidade, capacitação reforçada dos orientadores (conscientização das comunidades) e utilização de elementos de sinalização como silhueta de Agentes de Trânsito.
Biometria
Na oportunidade, a campanha ‘Agora é com a digital - Todos passam pela catraca' integrou o projeto de promoção da mobilidade urbana. A partir de segunda-feira, 15, os usuários do ônibus urbano passam a usar o cartão de validação e, ainda, com o dedo indicador, a digital liberará a passagem do cidadão no transporte coletivo de Aracaju.
A ação proporciona segurança, garante o direito de ir e vir de todos, sem distinção, liberando os assentos preferenciais existentes antes da catraca. “Toda gratuidade vai usar a biometria”, conta o prefeito Edvaldo Nogueira, lembrando que a capital é a primeira no Brasil a adotar este sistema.