Open Source Sofware

Busca

Trânsito

SMTT divulga detalhes da Operação Carnaval 2018




08.02.18 14:57

 

Aracaju está se preparando para receber o Festival Brasileiro de Ritmos – Rasgadinho 2018, entre os dias 9 e 13 de fevereiro. Para organizar o trânsito no entorno da festa, e atender outras manifestações culturais que ocorrem na cidade durante o mesmo período, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) montou a Operação Carnaval 2018, que deve durar até a manhã de quinta-feira, 15.


Durante o dia, o trânsito será interrompido nas avenidas Edézio Vieira de Melo, Pedro Calazans e Hermes Fontes, a partir das 9h da manhã até as 20h. O percurso será isolado com grades de proteção para o cortejo do bloco.


Nesses horários, o condutor que trafega na avenida Desembargador Maynard, no sentido Centro, deverá convergir à esquerda na rua Nossa Senhora das Dores (fundo do Hospital Cirurgia), seguindo pela rua Maruim até o cruzamento com a rua Santa Luzia, onde convergirá à direita, em direção à avenida Barão de Maruim. Após a Barão, o condutor poderá chegar ao Centro pela avenida Ivo do Prado.


Já o condutor que segue pela avenida Hermes Fontes, sentido Centro, deverá acessar à Travessa Nino Porto (esquina da loja Meggashop), seguindo pelas ruas Urquízia Leal, Construtor João Alves, Lagarto, Stanley da Silveira, avenida Augusto Maynard e rua Itabaiana, assim seguindo em direção ao Centro.


Quem vai do Centro para a avenida Desembargador Maynard deverá acessar a rua Capela, convergindo à esquerda na rua Dom Bosco e seguindo até a Desembargador Maynard.
Nesse período, a rua Nossa Senhora das Dores estará em mão única até a Barão de Maruim e será proibido estacionar no trecho perpendicular à avenida Desembargador Maynard e a rua Permínio de Souza.


Bloqueio à noite


A avenida Barão de Maruim está bloqueada para veículos desde a última terça-feira, 6, devido à montagem dos palcos e assim permanecerá até a manhã da quinta-feira, 15, já que será o local de concentração da festa no turno da noite.


A avenida estará bloqueada desde o cruzamento com a Hermes Fontes, na Praça da Bandeira, até a rua Santa Luzia. Durante a noite será permitido estacionar nas ruas perpendiculares à avenida, mas o condutor deve observar as guias rebaixadas e esquinas.


Moradores da área


Os organizadores do evento distribuíram adesivos para os carros dos moradores e comerciantes da região afetada. Isso permitirá o acesso e estacionamento mesmo nas áreas bloqueadas para a festa.


Transporte público


O serviço de transporte por ônibus funcionará normalmente. As linhas que passam pela avenida Barão de Maruim já estão circulando por novos itinerários até o fim do evento. As que passam pelas vias que serão interditadas a partir de sábado também farão desvios pelas ruas e avenidas mais próximas, como descrito no início desse texto.


As linhas de ônibus afetadas com a realização da festa são a 001 – Augusto Franco/Bugio; 002 – Fernando Collor/DIA; 005 – Maracaju/DIA; 706 – Santa Lúcia/Centro; 031 – Eduardo Gomes/Des. Maynard; 033 – Terminal Rodoviário/Des. Maynard; 707 – Castelo Branco/Centro; 715 – Tijuquinha/Des. Maynard; 032-1 - Tijuquinha/ Osvaldo Aranha 01; 032-2 - Tijuquinha/Osvaldo Aranha 02; 061 - Marcos Freire / Centro; 062 - Piabeta/Centro; 064 - Albano Franco/Centro; 065 - Marcos Freire II/Centro; 071 - Atalaia Nova/Centro; 072 - Barra dos Coqueiros/Centro; 605 - 18 do Forte/Centro; 614 - Sanatório/Centro; 615 - Bugio/Centro; 074 - UNIT/Centro; 701 - Jardim Atlântico/Centro; 711 - DIA/Nova Saneamento.


A SMTT providenciou pontos temporários para a parada de ônibus ao longo do percurso alternativo: rua Santa Luzia (entre Boquim e Barão de Maruim), rua Construtor João Alves (entre Urquízia Leal e Lagarto), rua Euclides Paes Mendonça (entre Teixeira de Freitas e Urquízia Leal), rua Leonel Curvelo (um entre Clara Almeida e Poço Verde e outro entre Porto da Folha e Gararu), rua Nossa Senhora das Dores (um entre Desembargador Maynard e Permínio de Souza e outro entre Estância e Maruim), rua Maruim (entre Pedro Calazans e Siriri), rua Itaporanga (entre Pedro Calazans e Dom Bosco) e rua Dom Bosco (entre Maruim e Estância).


Recomendação


O superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes, recomenda o uso do transporte público e que as pessoas que não precisam evitem circular na região nesse período. “Além dos desvios no trânsito, o Carnaval é uma festa animada onde as pessoas geralmente consomem bebida alcoólica e por isso não devem dirigir. O melhor é que utilizem o serviço de transporte público por ônibus ou táxis”, aconselha.


Mais de 200 agentes de trânsito estão envolvidos na Operação Carnaval 2018. Para garantir a mobilidade urbana, as orientações por eles passadas devem ser respeitadas pelos condutores e pelos pedestres.

Contatos

banner-fala-cidadao3