Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Edvaldo anuncia instalação do Consórcio Metropolitano de Transporte Público para 3 de abril




12.03.18 18:36

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, na manhã desta segunda-feira, 12, que realizará a primeira reunião do Consórcio Metropolitano de Transporte Público da Grande Aracaju no próximo dia 3 de abril. O governador Jackson Barreto e os prefeitos Padre Inaldo, de Nossa Senhora do Socorro; Marcos Santana, de São Cristóvão, e Airton Martins, de Barra dos Coqueiros já foram convidados a participar do encontro, que dará início às discussões sobre a licitação do transporte público da região. A Prefeitura de Aracaju é a gestora do processo. A previsão é lançar o edital em 2019.


“No dia 3 de abril, a gente instala o consórcio e inicia as discussões deste assunto, que é muito importante para a cidade. É mais um compromisso que firmei com os aracajuanos e que começará a se materializar. É também um presente para Aracaju em seu mês de aniversário. Desde 2015, o consórcio foi criado por lei e, agora, colocaremos em prática com esta reunião, a partir da qual damos o primeiro passo para construir o edital que culminará, em 2019, com a licitação. Até o final do meu mandato, quero assinar, pela primeira vez na história de Aracaju, os contratos com as empresas vencedores da licitação”, afirmou o prefeito.


Edvaldo ressaltou que a elaboração do edital é um processo “complexo”, que requer estudos e, por isso, demandará tempo. “É um grande avanço para as cidades da Grande Aracaju. A licitação que não será feita de qualquer jeito, mas deverá levará cerca de um ano, dá segurança jurídica tanto para o poder público quanto para as empresas. Estabelece regras claras sobre idade da frota, reajuste da tarifa. Ou seja, repercute na melhoria da prestação do serviço ao cidadão”, destacou.


O prefeito ainda frisou que a criação do consórcio do transporte público está associada ao início da implantação do Plano de Mobilidade, cujos recursos foram assegurados junto ao Governo Federal no início de fevereiro deste ano. Mais de R$ 130 milhões serão usados para a revitalização de quatro corredores do transporte público, reforma de terminais, construção de abrigos de ônibus e semaforização inteligente. “O Plano de Mobilidade Urbana e o início das discussões do consórcio são pontos fundamentais para que ofereçamos aos aracajuanos um serviço de transporte digno, que traga conforto, qualidade e tranquilidade”, reforçou.


Novas placas turísticas


O anúncio do prefeito Edvaldo Nogueira sobre a reunião de criação do Consórcio de Transporte Público ocorreu durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a fixação de placas de sinalização turística na capital. Com investimento de R$ 418 mil, a Prefeitura instalará 24 novas placas de sinalização turística e de serviços em Aracaju. O projeto foi iniciado em 2009, na gestão anterior de Edvaldo Nogueira, quando foram instaladas 142 placas. A administração seguinte não deu prosseguimento ao processo. Agora, o atual prefeito retoma a colocação das placas.


“É motivo de alegria poder retomar um trabalho, que eu iniciei, projetei e assegurei os recursos, mas que o meu sucessor não deu prosseguimento. A sinalização turística é importante tanto para quem visita a nossa cidade como para o cidadão. Apesar de ser um projeto simples, tem grande importância para o turismo da cidade e ajuda na mobilidade urbana.


O superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju, Aristóteles Fernandes, explicou que as novas placas serão afixadas nas grandes avenidas da cidade, para direcionar melhor as pessoas. As avenidas Alcides Fontes, Airton Teles, General Calazans, Ivo do Prado, Augusto Franco, Hermes Fontes, Francisco Porto, Gonçalo Rollemberg Leite, Pedro Valadares, Acrísio Cruz, José Freitas Andrade e a rua São Cristóvão receberão a nova sinalização.


O Projeto de Sinalização Viária Indicativa teve como principal objetivo prover a cidade de Aracaju de uma sinalização turística na qual estivessem contemplados os aspectos: eficiência, economia, durabilidade e estética. Apesar de o foco ser a orientação para pontos turísticos, a sinalização indicativa abrange outras informações, tais como: localidades e serviços auxiliares e alcança não só o visitante, como transportadores de carga, entregadores, entre outros. O morador de Aracaju é também beneficiado uma vez que a sinalização indicativa também contribui para ordenar o trânsito.

Contatos

banner-fala-cidadao3