Open Source Sofware

Busca

Trânsito

SMTT encerra edição 2018 do projeto ‘1 Minuto Para o Trânsito’ com balanço positivo




28.11.18 17:47

Foto: SMTT


Diariamente, dezenas de pessoas vão às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju para fazer exames ou consultas médicas de rotina. Como em qualquer clínica, o cidadão espera por alguns minutos na recepção até chegar sua vez de ser atendido. Com o objetivo de levar informação a essas pessoas, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) criou o projeto ‘1 Minuto Para o Trânsito’, cuja edição 2018 foi encerrada na manhã desta quarta-feira, 28, na UBS Niceu Dantas, no bairro Aruana. A ação teve início no mês de janeiro e percorreu todas as 44 UBS da cidade, sempre às manhãs.


A estimativa da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT é que mais de quatro mil pessoas tenham acompanhado as apresentações do projeto e recebido uma mensagem de conscientização sobre segurança no trânsito. 


Com o encerramento, a supervisora de trânsito Heloísa Resende, integrante da Coordenadoria, fez um balanço positivo do projeto. “Alcançamos nosso principal objetivo que era levar a ação a todos os postos de saúde de Aracaju. Sempre chegávamos com muita alegria e disposição para dialogar com as pessoas e sempre fomos muito bem recebidos. Sinto que plantamos uma semente em cada pessoa que nos ouviu e, assim, vamos construindo um trânsito mais seguro”, frisou Heloísa.


O projeto ‘1 Minuto Para o Trânsito’ é fruto de uma parceria da SMTT com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Para a referência técnica do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes (Nupeva), Lidiane Gonçalves, as duas instituições estão conectadas com o mesmo objetivo. “Prevenir acidentes também é promover saúde, pois, não adianta a pessoa cuidar da sua alimentação, fazer exercícios, ir ao médico regularmente e ter um comportamento imprudente no trânsito. Então, ao longo desse ano, cumprimos nosso papel de sensibilizar o usuário da rede municipal de saúde nesse sentido”, pontuou.


Planos para 2019


Os resultados foram tão positivos que a SMTT pretende continuar o projeto em 2019. “O trabalho educativo que desenvolvemos dialoga com o ambiente das Unidades Básicas de Saúde, afinal, estamos falando sobre prevenção da vida. Estamos muito satisfeitos com o êxito dessa parceria e vamos estudar formas de ampliar o projeto no próximo ano”, garantiu o superintendente da SMTT, Renato Telles.


Além do projeto ‘1 Minuto para o Trânsito”, a SMTT desenvolve outras atividades educativas na capital, como apresentações teatrais em escolas, palestras em repartições comerciais, panfletagens em ruas e avenidas, passeios ciclísticos e ações de conscientização sobre a mobilidade das pessoas com deficiência, por exemplo. A Coordenadoria de Educação do órgão trabalha em parceria com a comunidade e aceita sugestões de parcerias através do telefone 3179-1450.


Contatos

banner-fala-cidadao3