09.01.10 00:49
Para garantir a mobilidade do pedestre no espaço das calçadas, a equipe de fiscalização da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizou no final da manhã desta sexta-feira, 8, uma blitz nas avenidas Pedro Calazans e Coelho e Campos, área onde se concentra o comércio de carros usados. O objetivo principal dos agentes foi coibir o uso indevido das calçadas para esse tipo de negócio.
A operação, denominada 'Calçada Livre', foi liderada pelo coordenador de trânsito da SMTT, capitão José Luís, que teve o apoio de 18 agentes, quatro viaturas e seis motos. Foram feitas 39 autuações, três veículos foram removidos e cinco táxis tiveram suas películas retiradas por estarem em desacordo com o que determina a legislação municipal.
"Essa blitz foi muito importante porque esse é um dos pontos críticos da cidade. Os comerciantes não respeitam a sinalização, ocupam as calçadas e o pedestre tem que se virar e andar pelo meio da rua. Nosso intuito é garantir o respeito ao pedestre", comentou o coordenador da operação, José Luís.
Segundo o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, a operação 'Calçada Livre' está sendo realizada em pontos estratégicos, onde o desrespeito é corriqueiro. "O pedestre tem que ter o seu seu espaço respeitado. Lugar de carro é na via de deslocamento do trânsito. A calçada é do pedestre", lembrou o superintendente.
Os trabalhos da SMTT alcançaram bons resultados. A equipe de fiscalização atuou em vários bairros, garantindo, até o momento, 2,1 km de calçadas livres para a população, dentro do padrão estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro.