Open Source Sofware

Busca

Trânsito

SMTT atua para amenizar transtornos no trânsito de Aracaju após fortes chuvas




07.06.19 19:17

 

Fotos: Marcelle Cristinne

Aracaju registrou chuvas acima da média, cerca de 150 milímetros de chuva, nesta sexta-feira, 7. Desde as primeiras horas do dia, a Prefeitura Municipal de Aracaju trabalhou em diversos pontos da cidade para amenizar os transtornos para a população durante o período chuvoso e o trabalho da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) teve papel fundamental nesse processo.


 
Dezenas de profissionais atuaram nas ruas para garantir mobilidade aos cidadãos durante o dia, seja na organização do trânsito, no atendimento de ocorrências, no monitoramento dos pontos de alagamento ou na manutenção dos equipamentos de sinalização. Na sede da SMTT, outra equipe atuou na retaguarda, atendendo às ligações dos cidadãos, deslocando equipes de um ponto crítico para outro e atualizando os canais de comunicação do órgão para que a população tivesse acesso a informação segura sobre a situação do trânsito. 


 
A diretoria da Superintendência, logo no início do dia, colocou em prática um plano de emergência para otimizar os trabalhos de campo. "Uma das medidas foi deslocar equipes que diariamente cumprem o papel de fiscalizar vagas de estacionamento e transporte escolar, por exemplo, para cruzamentos que precisavam de melhor organização. Assim, aumentamos o nosso efetivo para esse fim", cita o superintendente Renato Telles. 


 
Essa integração entre os trabalhadores da SMTT foi importante para uma boa prestação de serviço aos condutores e pedestres da cidade, segundo o diretor de Trânsito, Thiago Alcântara. "Nossos agentes estavam na rua, debaixo de chuva, apitando, orientando as pessoas. Isso, com certeza, fez a diferença para que o trânsito fluisse em alguns pontos onde costuma travar em dias assim", comenta o diretor.


 
Semáforos


 
Oito cruzamentos tiveram problemas com semáforos inoperantes durante a manhã. A maioria devido a oscilações no fornecimento de energia elétrica. "Nossa equipe semafórica atuou com rapidez no casos que permitiam o reparo durante a chuva. Nos equipamentos onde era necessária a abertura da caixa focal, isso foi realizado apenas quando a chuva deu trégua", explica o coordenador de Sinalização da SMTT, Diego Carvalho. "Agentes de trânsito deram apoio nestes cruzamentos durante o tempo em que os semáforos não funcionaram", salienta.


 
Problemas como esses deverão ser bem menos comuns com o sistema de semáforos inteligentes, que está sendo implantado na cidade pela Prefeitura Municipal de Aracaju. Aproximadamente 150 cruzamentos da capital contarão com os novos equipamentos, que terão mais resistência e terão capacidade de funcionamento de até quatro horas sem fornecimento de energia elétrica.

Contatos

banner-fala-cidadao3