24.02.10 12:01
O diretor de trânsito da SMTT também alerta para outro risco, causado pelo acúmulo de água no asfalto. "Com a pista molhada, a eficiência dos freios tende a diminuir. O motorista precisa de mais espaço para conseguir parar o carro e há risco de derrapar", afirma o major.
Para ele, as atenções também devem ser voltadas para outros atores do trânsito. "Além de ter cuidados consigo próprio e com outros ocupantes do veículo, os condutores devem se atentar para os pedestres. Com menos visibilidade, o risco de o pedestre atravessar a rua sem ser visto pelo condutor é maior", complementa.
Recomendações
Para evitar acidentes, o diretor de trânsito dá algumas orientações. "A principal recomendação ao condutor é que ele guie em velocidade reduzida, para evitar a derrapagem, e mantenha distância dos demais veículos. O ideal é buscar caminhos alternativos, no caso de se deparar com ruas alagadas. Mas quando não for possível seguir outra rota, ele deve buscar o local mais raso e permanecer em velocidade baixa e constante, na primeira ou na segunda marcha. Como ele está interferindo no fluxo da água, ela pode se acumular no motor do carro caso a velocidade seja alterada", alerta o major.
Segundo ele, os condutores podem adotar procedimentos simples para aumentar a visibilidade dos outros motoristas. "Não há necessidade de acender o farol, mas é preciso manter os faroletes ligados, ou seja, as luzes de posição. Quando eu aciono os faroletes, meu veículo pode ser visto mais facilmente pelos demais condutores", orienta.