Open Source Sofware

Busca

Trânsito

População aprova mudança de circulação na rua Cláudio Batista, no Santo Antônio




02.10.19 20:04


Uma demanda histórica da comunidade que mora, trabalha ou transita pela região do Hospital Universitário de Sergipe (HU) foi atendida nesta quarta-feira, 2, pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Isso porque o novo plano de circulação de veículos da rua Cláudio Batista, e vias adjacentes, no bairro Santo Antônio, foi colocado em prática, melhorando a mobilidade na área, tanto para condutores quanto para pedestres.



O trânsito na Cláudio Batista, antes mão dupla, passou a ter sentido único de circulação, do início da via (na altura da Colina do Santo Antônio) até o cruzamento com a avenida Artur Fortes. Além disso, a avenida Artur Fortes também passa a ter sentido único do cruzamento com a Cláudio Batista até o cruzamento com a avenida Sanatório. A entrada de veículos no Hospital Universitário (HU) continua sendo feita pela portaria principal da unidade, mas, a saída já está sendo feita pelo fundo da unidade.



População satisfeita



Quem vive na região aprova as mudanças. Crislene da Silva Moreira, por exemplo, que reside na Cláudio Batista, afirma  ter ficado impressionada com a organização do trânsito na via. “Comentei com a minha família que hoje a rua não estava com o fluxo complicado como costuma ser e vimos que as alterações já foram feitas pela Prefeitura. Realmente, o trânsito ficou mais organizado. Estávamos precisando disso”, elogiou a moradora.



As pessoas que trabalham na área também aprovaram a nova circulação. Florisvaldo Souza é motorista e transporta pacientes, diariamente, do interior do Estado para o HU. “O trânsito está bem melhor nesta rua. Agora, ficou mais fácil e rápido trafegar por aqui”, declara. Já Valter dos Santos, que trabalha no HU com serviços gerais, pontuou as melhorias para o pedestre. “Ficou bem melhor para caminhar e atravessar a rua com segurança”, disse.



Trabalho de orientação



A SMTT escalou equipes de agentes de trânsito para organizar o trânsito e orientar a população em diferentes pontos da região devido à nova circulação. Os profissionais permanecerão na área durante todo o período de adaptação. O tatuador Ítalo Santos ficou satisfeito com a readequação viária do bairro. “Gostei da iniciativa e acredito que vai melhorar e muito o trânsito aqui”, afirma.



O novo plano de circulação da área é fruto de um estudo minucioso da SMTT de Aracaju. Para implementá-lo, foi necessário, ainda, implantar novos semáforos na região, recapear totalmente as ruas Cláudio Batista e Artur Fortes, instalar novas placas de sinalização e pintura das vias.



O superintendente Renato Telles ressalta que a nova circulação foi feita para dar mais organização e segurança ao trânsito. “Já notamos, hoje, uma redução significativa do congestionamento no horário de pico na rua Cláudio Batista. Atendendo a um pleito antigo da população, a Prefeitura fez o estudo e planejamento, e a readequação foi colocada em prática para a melhoria da mobilidade na região, que é bastante movimentada. Já é possível ver melhorias no tráfego. Esse era o nosso objetivo”, frisa.



Os semáforos instalados no cruzamento da rua Artur Fortes com a avenida Juscelino Kubitschek já estão em pleno funcionamento e os do cruzamento da rua do Carmo com a Juscelino Kubitschek estão no piscante, para o período de adaptação, e esta semana ainda entrarão em operação.



Mudanças no transporte público



Atualmente, circulam pela rua Cláudio Batista ônibus de duas linhas do transporte público coletivo (050-Campus/Hospital Universitário e 614-Sanatório/Centro) e veículos de uma linha de táxi lotação (Sanatório/Centro). Os itinerários de todos eles foram modificados e os passageiros podem sem informar com o motorista ou cobrador do ônibus sobre as alterações ou pelo site da SMTT, o www.smttaju.com.br



Para melhor atender à população na região, foi criada uma nova linha de ônibus: a 608-Hospital Universitário/Mercado, cujo itinerário parte do HU, e segue pela ruas Claúdio Batista, Santa Terezinha, Nossa Senhora da Glória, avenida Sanatório, Artur Fortes, Visconde de Maracaju, do Carmo, João Ribeiro, avenida Simeão Sobral e Terminal do Mercado. Retornando para o HU, o ônibus seguirá pelas avenidas Antônio Cabral, Simeão Sobral, João Ribeiro, ruas Muribeca, Monsenhor Carlos Costa, Edmilson Souza, São Francisco, Santa Maria, Cláudio Batista e Hospital Universitário.



Já o itinerário dos veículos de táxi lotação que fazem a linha Sanatório/Centro passou a ser o seguinte: ruas Doutor Manoel Ferreira da Silva Neto, Miron de Oliveira Ribeiro, Coronel José Pacheco Lima, Maria Isabel, Cláudio Batista, Artur Fortes, avenida Juscelino Kubitschek, rua do Carmo e avenida João Ribeiro.




Contatos

banner-fala-cidadao3