Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Obra de requalificação do corredor da Augusto Franco inicia com intervenção na ciclovia




23.10.19 18:00


Autorizada na segunda-feira (21), a obra de requalificação de toda a avenida Augusto Franco, mais conhecida por Rio de Janeiro, terá início nesta quarta-feira, dia 23. Como primeiras intervenções, a remoção de pequenas barreiras de concreto, levantamentos topográficos e limpeza da área onde será implantada a nova ciclovia.


A execução do projeto será iniciada a partir do trecho do cruzamento da via com a rua Santa Catarina e prosseguirá, paulatinamente, no sentido Norte/Sul, com a adequação da ciclovia, fresagem do pavimento asfáltico e aplicação de nova camada de asfalto, por trecho da avenida.


Com esta obra de requalificação viária, a qual está inclusa no Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju, o corredor de transporte da Augusto Franco passará a contar com mais uma faixa, prioritário para o transporte público, cuja viabilidade foi definida por meio de estudos técnicos.


Secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari explica que iniciar a obra pela adequação da ciclovia é uma forma de evitar retenção no trânsito e não acumular frentes de trabalho em um só local.

 

"Diferente dos demais corredores, na Rio de Janeiro vamos criar mais uma nova faixa e afastar a ciclovia para bem mais perto da linha férrea. Assim, percebemos que, caso começássemos pela fresagem, poderíamos ter que obstruir o tráfego. Com esta medida, iniciamos a obra e garantimos a fluidez do trânsito", detalha Ferrari.

Atenção ao trânsito

Na primeira etapa da execução do projeto, que compreende a obra civil da ciclovia,  não haverá alterações no trânsito da via. "Mesmo assim, pedimos à população que redobre a atenção nesta avenida, pois haverá, em alguns momentos, descarga de material para a obra", alerta o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Renato Telles.

O projeto

A avenida Augusto Franco é um dos quatro corredores contemplados no Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju, idealizado e planejado pela atual gestão. Orçado em cerca de R$9,6 milhões, o projeto de requalificação viária deste corredor contempla os 7,5km de extensão da via e corta os bairros Siqueira Campos, Getúlio Vargas, Pereira Lobo, Ponto Novo, Luzia, Jabotiana e São Conrado.

Serão realizados serviços de fresagem (retirada) do pavimento e recomposição do piso, com concreto betuminoso usinado a quente. Também serão realizados serviços de implantação de uma terceira faixa voltada para o transporte público, implantação de meios-fios, calçadas em concreto desempolado, rampas de acesso para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, construção da ciclovia, sinalização horizontal, vertical e implantação de semi-pórtico metálico.

Contatos

banner-fala-cidadao3