Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Aracaju é uma das seis capitais a atingir meta da ONU de redução de mortes no trânsito




11.12.19 18:25


As iniciativas da Prefeitura de Aracaju, por meio do trabalho intersetorial das entidades que compõem o Projeto Vida no Trânsito (PVT), de combate às mortes no trânsito do município resultaram em uma marca importante: a capital sergipana figura entre outras seis do país que atingiram antecipadamente a meta estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) de redução de fatalidades em 50% até 2020.



Segundo o jornal Folha de São Paulo, responsável pelo levantamento dos dados, em 2018, Aracaju, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Rio Branco e Porto Alegre, atingiram o percentual pactuado.  A capital sergipana reduziu para 53,77% o número de acidentes fatais, sendo a quarta cidade com maior redução. A comparação é feita com base no ano em que o pacto foi estabelecido, 2011, e com o último dado compilado, 2018. A variação diz respeito ao número de óbitos por 100 mil habitantes, sendo que em 2011 esse número foi de 14,67 e em 2018 evoluiu para o melhor resultado da década, 6,78. Os dados referentes a 2019 ainda estão sendo computados.



O resultado positivo é fruto de ações integradas, baseadas em estatísticas para nortear as áreas que necessitam de maior atenção, projeto de educação permanente para boas práticas no trânsito, além de uma fiscalização eficaz e rigorosa. E esse trabalho intersetorial que é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a partir da equipe que compõem o Projeto Vida no Trânsito (PVT), adota várias ações para prevenir os índices de acidentes que envolvem condutores e pedestres na capital.



Além dos representantes da SMS, no comitê que compõe o PVT estão membros da Educação Municipal (Semed); da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju; do Conselho Municipal de Saúde (CMS); da Secretaria de Estado da Saúde (SES); do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); do Centro de Estatística e Análise Criminal da Polícia Militar de Sergipe; do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).



Projeto Vida no Trânsito


O PVT surgiu a partir da proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de reduzir as lesões e óbitos decorrentes de acidentes de trânsito, que se caracterizam como graves problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Dentro das ações integradas entre as entidades que compõem o projeto, estão a discussão sobre os levantamentos que formam a base do processo de implementação das estratégias e a qualificação dos profissionais integrados ao comitê.



Em 2016, foi lançado o primeiro Boletim de Vigilância em Saúde no Trânsito de Sergipe, a partir dos dados coletados em 2015. Já no ano seguinte, 2017, foi criado o plano de ações para prevenção, a partir dos dados e da análise dos casos. Foi realizado um estudo epidemiológico descritivo sobre todos os acidentes que aconteceram no território aracajuano com vítimas fatais, caracterizando os fatores de risco que contribuíram para a ocorrência de cada um deles.



Trabalho conjunto


“Esse trabalho conjunto, realizado entre as entidades que compõem o projeto, é fundamental para o resultado positivo do levantamento anual. Por meio da parceria entre os órgãos municipais e estaduais, e o apoio da Universidade Federal de Sergipe é possível implementar ações que favorecem a redução dos acidentes e óbitos por acidentes, na capital. E fruto desse trabalho, a Prefeitura de Aracaju foi premiada na Expoepi, ficando em segundo lugar e recebendo o prêmio de R$ 30 mil via Fundo Municipal de Saúde, para aplicar em novas estratégias”, destaca a Diretora de Vigilância e Atenção em Saúde (DVAS) da SMS, Taise Cavalcante.



O trabalho premiado teve como tema “O olhar qualificado nos Acidentes de Transporte Terrestre em Aracaju/SE: Fator determinante na redução dos óbitos 2014-2018”. O estudo foi apresentado e premiado na 16ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), ocorrida em Brasília/DF na semana passada.



SMTT


Órgão fundamental para o trabalho de prevenção e educação no trânsito, a SMTT desenvolve diariamente ações educativas de perseguição das metas do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju de redução dos índices de acidentes de trânsito na capital.



“Temos trabalhado diariamente para isso, realizando ações educativas em vários pontos da cidade para conscientizar a população sobre a importância das boas práticas no trânsito, reforçando a sinalização viária da cidade, que é fundamental para a organização e segurança do trânsito e investindo na mobilidade. Além disso, os agentes da SMTT estão todos os dias nas ruas, monitorando o trânsito. É um conjunto de ações que tem dado certo e contribuído para a diminuição dos acidentes e a preservação da vida”, afirma o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Renato Telles.

Contatos

banner-fala-cidadao3