21.03.10 21:37
Segundo a coordenadora do projeto Vagas Especiais, Edla Dias, o cadastro continua acontecendo em dois pontos. Ela explica que o público pode ir à sede da SMTT, na Rua G, 200, quadra 03, do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), ou ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC), localizado no Shopping Riomar. "A pessoa precisará preencher apenas um formulário com dados pessoais e apresentar seus documentos de identidade com foto e laudo médico, em caso de deficiência motora", esclareceu. "Se o cadastramento for feito na SMTT, o cartão sai na mesma hora, mas se for feito no CEAC, o cartão sai dentro de 24 horas", acrescentou.
Ainda de acordo com Edla, Aracaju é pioneira no projeto e se tornou exemplo para outras cidades brasileiras. "A SMTT de Maceió esteve em Aracaju para conhecer o projeto e começaram, recentemente, a implantá-lo", afirma a coordenadora do projeto. "Outras cidades também tiveram essa iniciativa, como as cidades de São José dos Campos (SP) e Curtiba (PR), que já colocaram o sistema em funcionamento", destacou.
Fiscalização
Para garantir o cumprimento da legislação de trânsito e garantir a exclusividade dos usuários cadastrados, a SMTT realiza a fiscalização através de uma equipe denominada Patrulha Cidadã. "Os agentes verificam de hora em hora se os carros estacionados nas vagas para idosos e deficientes estão com o cartão de identificação. Caso o carro não esteja com o documento em seu painel a patrulha é autorizada a multar o condutor. Por isso é aconselhável posicionar o papel concedido pela Prefeitura de maneira visível no painel do veículo sempre que estiver transportando um usuário cadastrado.