21.01.10 13:56
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou na manhã desta quinta, dia 21, blitz educativa na Av. Beira Mar, na altura da Francisco Porto, voltada para motociclistas, principalmente os jovens que utilizam os ciclomotores de baixa cilindrada. Foi distribuida uma cartilha de orientação aos condutores contendo normas sobre a utilização desse tipo de veículo.
Para pilotá-lo no trânsito, o condutor terá que ter completado 18 anos e conseguir a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), que é obtida a partir das mesmas regras da habilitação. Entre os tópicos existentes na cartilha apresentada a todos que foram abordados, o capacete aparece como um equipamento de segurança e de uso é obrigatório.
Os acidentes de trânsito envolvendo motociclistas têm preocupado os órgãos de trânsito do Estado de Sergipe. No caso de Aracaju, a Prefeitura, por meio da SMTT, está realizando, além de blitz educativa, uma série de ações que objetivam conscientizar a todos sobre a necessidade do respeito à sinalização e as leis do trânsito
.
"É só respeitar o direito de ir e vir em segurança das pessoas, conhecer e respeitar as regras estabelecidas, ter educação, prudência e paciência" disse a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Marieta Falcão, ao referir-se ao número de acientes ocorridos na cidade nos primeiros 20 dias do ano novo. "O acidente de trânsito pode ser evitado. Para evitá-lo basta respeitar a sinalização existente", orienta Marieta.
Estatísticas
Dados estatísticos comprovam que a média de idade dos envolvidos em acidentes de trânsito que perderam a vida é dia 36 anos, com 82,61 % desse total de homens. "Não sabia que menor de idade não pode conduzir ciclomotor. Completei 18 anos na semana passada e vou providenciar a documentação", disse a estudante Gisleine Sousa, ao ser parada na blitz e receber a cartilha orientativa.
O uso de chinelas também foi verificado e quem passou por lá foi orientado a usar outro tipo de calçado que lhe dê maior segurança na circulação. A blitz educativa realizada esta manhã contou com a participação de quatro agentes de trânsito e de 16 educadores que abordaram em duas horas de atuação mais de 200 motociclistas.