09.07.20 19:36
Com uma semana da disponibilização dos serviços da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) na plataforma digital AjuInteligente, 100 pessoas já aproveitaram a novidade e fizeram suas solicitações de forma remota, mais segura e eficiente.
O advogado Pedro dos Santos Reis conseguiu os documentos que precisava através da plataforma e se diz satisfeito. “Eu precisava da cópia de uns documentos que eu havia solicitado no início de março mas não tinha conseguido ainda por conta da pandemia. Só tenho a parabenizar pela iniciativa. Ficou muito bom mesmo”, disse Pedro.
A condutora Micaela de Castro também já utilizou a plataforma para recorrer de uma autuação e aprovou a novidade. “Achei a forma bem prática. Facilitou muito o contato, não há a necessidade de ir até o órgão e enfrentar filas. Tudo anexado de forma digital e a confirmação do recebimento de forma mais rápida”, comenta Micaela.
José Guilherme Martins solicitou a indicação de real condutor e elogiou a rapidez do serviço. “Eu havia enviado os documentos pelo correio, mas consegui resolver mais rápido pela plataforma. A princípio foi tudo bem, fácil e prático. A resposta também veio rápido”, afirma.
Os serviços de indicação de real condutor, defesa de autuação, recurso a Jari e ressarcimentos estão disponíveis no AjuInteligente desde o dia 30 de junho, como medida para agilizar os processos e oferecer mais comodidade à população, sobretudo durante a pandemia do novo coronavírus, quando o setor de atendimento ao público da SMTT foi fechado como medida de precaução para evitar aglomerações.
Segundo o superintendente Renato Telles, essa é mais uma ação de enfrentamento ao novo vírus adotada pela Prefeitura de Aracaju, mas que continuará disponível após esse período. “Com a necessidade do distanciamento social, agilizamos a implementação desses serviços, através do Ajuinteligente, para atender o cidadão de maneira moderna, rápida e segura. Após a pandemia, esse serviço online continuará disponível, o que facilitará a vida de quem precisa realizar algum serviço que antes só podia ser resolvido presencialmente”, explica Renato.
Ele afirma ainda que, mesmo com a plataforma digital, os prazos continuarão prorrogados. “Estamos disponibilizando os serviços online, mas os prazos dos procedimentos continuarão sendo prorrogados até o atendimento presencial na sede da SMTT retornar. A ferramenta é para agilizar os processos e dar mais comodidade à população”, destaca.
Passo a passo
Para iniciar a solicitação, é preciso fazer um cadastro simples no Ajuinteligente e seguir o passo a passo da plataforma. Após a realização do procedimento, um número de protocolo é gerado automaticamente para que o cidadão possa acompanhar o andamento do processo pelo site da SMTT (www.smttaju.com.br) na aba 'Consultas SMTT’. O prazo para a validação da solicitação feita pelo cidadão é de cinco dias.
Depois que a solicitação é realizada no site, é feita uma análise das informações e documentações que foram enviadas pelo cidadão para con ferirse tudo está de acordo com as normas estabelecidas, e em até cinco dias ocorre a validação da solicitação. Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone 3179-1406 ou na aba “Dúvidas”, na própria plataforma digital AjuInteligente.