Foto: Ascom/SMTT
22.09.22 19:32
No Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quinta-feira, 22, a Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em alusão à data, realizou uma ação educativa incentivando a população a usar meios alternativos de locomoção, a exemplo da bicicleta. A atividade, organizada por integrantes do grupo Cones de Teatro e a equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT, aconteceu na ciclovia do cruzamento das avenidas Augusto Franco e Gonçalo Rollemberg Leite.
A redução de automóveis nas ruas chama atenção para a importância de um trânsito mais sustentável, como explica a agente de trânsito Heloísa Rezende, integrante da CET.
“O objetivo da ação foi chamar atenção sobre o problema causado pelo uso excessivo do carro, sugerindo o uso da bicicleta como um transporte alternativo e saudável, que faz bem ao corpo, a mente e também ao meio ambiente”, destaca Heloísa.
A diarista Jaqueline Souza, que vai ao trabalho pedalando, todos os dias, reforça os benefícios de andar de bicicleta e da relevância da ação educativa.
“Pedalar já é um hábito meu, não só para trabalhar, mas também para passear. A bicicleta faz bem para a nossa saúde física e mental. Chego no trabalho mais relaxada. Mas é importante que todos usem os equipamentos de segurança e a ação educativa da SMTT também reforça isso”, considera Jaqueline.
Assim como Jaqueline, o gestor de clínica Fábio Silva também usa a bicicleta, diariamente. Segundo ele, a ação realizada é fundamental para que as pessoas tenham consciência de um trânsito mais sustentável.
“Essas campanhas são ótimas porque é importante ter menos carros nas ruas, tanto para a saúde do meio ambiente, quanto para a mobilidade. Eu, por exemplo, chego mais rápido no trabalho de bicicleta do que de carro. Além disso, utilizo a bicicleta por outros fatores e evito custo com combustível e manutenção de veículo”, explica Fábio.
Mais ações
A ação do Dia Mundial Sem Carro faz parte da Semana Nacional de Trânsito, e as atividades continuarão até a próxima segunda-feira 26. Nesta sexta, 23, a CET fará uma apresentação teatral em uma escola da capital e, na segunda, às 6h30, uma ação educativa na Rotatória do Caju, na avenida Beira Mar.