27.12.22 14:45
A Prefeitura de Aracaju detalhou, na manhã desta terça-feira, 27, o plano operacional para a realização do Réveillon 2023, que volta a acontecer na capital de maneira presencial após dois anos de pausa provocada pela pandemia da covid-19. O evento terá na programação apresentações musicais do sergipano Rafinha O Big Love; da revelação da música pop, Jão; do sambista Diogo Nogueira; e de Ninha da Bahia, que encerrará a festa com muito axé. O show pirotécnico, à meia-noite, com a tradicional queima de fogos também está garantido.
De modo a garantir segurança, mobilidade e conforto para os turistas e aracajuanos que voltarão a comemorar o Ano Novo na Orla da Atalaia, a Prefeitura de Aracaju, juntamente com apoio de órgãos do Governo do Estado, como Polícias Civil (PC) e Militar (PM), e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), preparou um amplo esquema para execução das ações de policiamento, trânsito, além dos serviços de saúde, assistência social, monitoramento de estruturas e segurança.
“Eu tenho certeza que será uma grande festa e pedimos muito a colaboração da sociedade para fazermos um réveillon de paz, alegria, celebração, sem tumulto para que tudo ocorra dentro da normalidade e as pessoas possam aproveitar o melhor da festa. Essa é uma grande iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju e a gente tem certeza que vai dar tudo certo, principalmente nessa parceria com o Governo do Estado, com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, que estarão contribuindo para realização do evento”, ressalta o coordenador do Réveillon 2023 e presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos de Aracaju (Emsurb), Luiz Roberto.
Para que tudo ocorra com tranquilidade e muita alegria, será realizado o controle e monitoramento de toda a estrutura de palcos, camarotes e área de queima de fogos, erguida na faixa de areia da Praia da Cinelândia, onde ocorrerá a festa. De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tenente-coronel Silvio Prado, esse é um momento especial de retomada, e tudo será feito com segurança.
“É um trabalho que integra a Prefeitura e o Governo do Estado, e também contaremos com vigilância privada, para que possamos realizar um evento com total segurança. Acionamos a PM, PC e CBMSE, para que possam atuar dentro de cada área específica, fazendo um trabalho de segurança conjunto. A Guarda Municipal também estará presente, principalmente na área de palco, onde se concentra o maior número de pessoas. Contratamos vigilância desarmada para fazer parte da segurança tanto dos palcos, camarins, como também do camarote de acessibilidade e viaturas de emergência que vão entrar e sair do evento. Tudo isso e mais para dar um tempo-resposta otimizado a qualquer situação fora da normalidade durante todo o réveillon”, reforça o secretário.
Mobilidade
A expectativa é de que o evento reúna milhares de espectadores. Pensando na garantia da mobilidade do público, assegurando que chegue em segurança e possa retornar às suas residências de maneira tranquila, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) realizará bloqueios, monitoramento, bem como disponibilizará pontos estratégicos para táxis.
“Serão 40 agentes de trânsito atuando em pontos estratégicos, seja em bloqueios ou de orientação à população. Além de doze outros agentes com motos, dando agilidade para atender alguma ocorrência, algum sinistro ou qualquer demanda da população, específico para quem for para a festa usando veículo particular. Na questão do transporte público, os terminais funcionarão normalmente até 00h, e o Terminal da Atalaia, especificamente, retomará o funcionamento a partir das 2h da manhã”, explica o superintendente da SMTT, Renato Telles.
Bloqueios e pontos fixos
Será realizado bloqueio a partir das 15h na rodovia Inácio Barbosa (SE 100 - antiga rodovia José Sarney), do acesso ao retorno na praia da Cinelândia, até o acesso ao retorno da Passarela do Caranguejo, a partir das 15h.
Também será bloqueado o trecho da avenida Santos Dumont, do acesso de retorno do Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, até a região dos Arcos da Orla, a partir das 18h. Vias transversais em toda a área do evento serão fechadas. Será proibido o estacionamento na avenida Santos Dumont e na rua Clóvis Rollemberg.
Os agentes da SMTT estarão localizados nos seguintes pontos fixos: av. José Carlos Silva (Pizzaria Janaina); av. Beira Mar (Restaurante O Miguel); av. Rotary (Terminal Zona Sul); av. Rotary com rua Jornalista Paulo Costa; av. Rotary com rua Niceu Dantas; av. Mário Jorge com rua Urbano Neto; av. Santos Dumont com rua Dr. Milton Dortas; rua Dr. Milton Dortas com rua Prof. Aloisio Campos; rua Dr. Milton Dortas com av. Des. Antônio Goes.
Transporte público
O Terminal da Atalaia retornará o funcionamento a partir das 2h, com 15 linhas especiais para o transporte público da população. Para quem desejar retornar para casa por meio de táxi, haverá dois pontos disponibilizados para atender à população. Um ficará situado na avenida Rotary, próximo da Orla, e o outro próximo ao antigo Hotel Parque dos Coqueiros, na rua Clóvis Rollemberg.
Fiscalização e Limpeza
Os serviços da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) serão realizados no sábado, dia 31, no local do evento, com o direcionamento das pessoas, garantindo que a instalação das estruturas aconteça nos espaços permitidos. A empresa organizou e disponibilizou 331 vagas para o comércio ambulante, com pontos de venda fixos na faixa de areia, estacionamento e calçadão, seguindo a ordem de sorteio previamente realizado.
Cerca de 130 agentes, distribuídos em 12 equipes, iniciarão os trabalhos operacionais a partir das 7h20 do sábado. No domingo, 1º de janeiro, 330 agentes, distribuídos em 30 equipes, atuarão a partir das 6h, para iniciar os trabalhos de limpeza.
A Emsurb disponibilizará ainda 140 contentores e 3 caixas estacionárias para o descarte regular de resíduos.
Estrutura e Segurança
Um dos pontos principais para a realização do Réveillon 2023 é a segurança. Para isso, a Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec) desempenha um trabalho de montagem e fiscalização de toda a estrutura física do evento: palcos, camarotes, áreas de fogos e reservada aos bombeiros, além dos serviços de policiamento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).
A Semdec garantiu que a área específica para os fogos de artifício estará situada a uma distância de 171 metros do público, com isolamento em placa galvanizada. Bem como será realizada a segurança do local, com a atuação da Guarda Municipal e demais órgãos, a fim de evitar aglomerações do público no local. Durante o show pirotécnico, quatro bombeiros civis estarão de prontidão no local.
GMA
A Guarda Municipal de Aracaju, que vem desempenhando com sucesso ações de combate à violência e garantia da segurança da população em eventos com grande número de pessoas, atuará no Réveillon 2023 com um esquema completo a ser desempenhado em todas as áreas do evento, de maneira estratégica, conforme aponta o diretor-geral da corporação, subinspetor Fernando Mendonça.
“A GMA está com a responsabilidade de fazer segurança na área do evento, na parte da arena, na faixa de areia. Serão 200 guardas em atuação, intensificando também nossas ações nos terminais de ônibus, com a operação Terminal Seguro, já que nesse período nós temos um fluxo grande de pessoas que utilizam o transporte público para se deslocar para a área do evento. Na parte do evento em si, vamos utilizar a nossa base móvel devido ao monitoramento com cinco câmeras de alta resolução que ela vai monitorar toda a área do evento e desta forma poderemos nos comunicar com os guardiões que estarão nas patrulhas, tanto na parte da areia como também nos elevados, para que possamos lidar com essas ações com maior eficiência”, salienta o subinspetor.
Antes do início do evento, a GMA utilizará os cães farejadores para busca de possíveis entorpecentes e/ou armas no local da festa. As câmeras de monitoramento são de alta resolução e alcance, com rotação de 360º, e estarão posicionadas estrategicamente e controladas pela base móvel de videomonitoramento. Também serão utilizados drones durante o evento, que possibilitarão a visualização de toda a extensão da festa, bem como as plataforma elevadas serão distribuídas na área do evento, para proporcionar uma visão ampliada para os guardas. O Grupamento Especializado em Motopatrulhamento (GEM) realizará ações preventivas na região.
Saúde
O público contará ainda com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que realizará atendimentos no posto médico fixado próximo ao fim da Passarela do Caranguejo. A estrutura física contará com nove leitos de estabilização, sendo dois específicos para pacientes mais graves e seis poltronas para medicação rápida.
Os atendimentos do posto médico funcionarão das 19h do dia 31 às 7h do dia 1º. O local contará com gestores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de profissionais de serviços gerais, seguranças desarmados e motoristas. Estarão disponíveis duas ambulâncias, sendo uma de suporte avançado, e uma de suporte básico. A Vigilância Sanitária também atuará, realizando a fiscalização de alimentos dos vendedores ambulantes, bem como passará as devidas orientações aos comerciantes.
“Esperamos que seja um evento tranquilo, assim como os últimos eventos foram. Nós estaremos preparados para atender a sociedade, porque entendemos que este é um evento familiar, e que está sendo esperado há dois anos. Não só para atendimento, mas também para o encaminhamento necessário caso os pacientes precisem ser transferidos para algum hospital de retaguarda, seja da rede pública, ou da rede privada”, reitera a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.
Acessibilidade
Pensando em todas as frentes e demandas sociais, a Prefeitura também atuará no Réveillon 2023 por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com a gestora da pasta, Simone Santana, a acessibilidade será garantida a partir de duas vertentes, sendo uma delas o Camarote da Acessibilidade.
“Por meio deste, vamos levar segurança, conforto e comodidade para todas as pessoas com deficiência. O camarote terá capacidade para oitenta pessoas, quarenta PcDs e quarenta acompanhantes. Cada pessoa terá que apresentar um documento com foto, comprovar a deficiência, para ter acesso”, explica Simone.
Além disso, a Assistência também realizará o serviço especializado de abordagem social, com atuação de cinco profissionais ao longo do evento, e outros dez profissionais para realização do trabalho de prevenção das vulnerabilidades sociais e para a garantia de direitos.