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Novos corredores de ônibus de Aracaju já estão funcionando




11.08.23 17:45

 

Os quatro novos corredores de ônibus da capital sergipana entraram em funcionamento nesta sexta-feira, 11. A partir de agora, os ônibus do transporte coletivo devem transitar somente pelas faixas exclusivas dos corredores, assim como carros, motos e pedestres devem seguir as novas regras de tráfego e travessia nessas vias. Para orientar a população sobre as alterações, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), iniciou uma campanha educativa, a qual segue pelos próximos 30 dias.


Nesse primeiro dia de funcionamento, os agentes de trânsito da SMTT, juntamente com as equipes de educação para o trânsito (CET) e demais equipes da Prefeitura, estavam presentes desde às 6h da manhã nos corredores Hermes Fontes, Augusto Franco, Beira Mar e Centro/Jardins para orientar a população. De acordo com o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, a campanha envolve entrega de panfletos com dicas e explicações, além de disponibilizar agentes de trânsito em motocicletas, para auxiliar os condutores ao longo dos trajetos, e nas faixas de pedestres e lombofaixas, para indicar por onde a população deve transitar de maneira segura.


“Os corredores começaram a funcionar e nós iniciamos esse período de adaptação, em que teremos a campanha de conscientização que será feita ao longo de 30 dias para que a população se adapte a essas novas regras de trânsito, tanto para o uso do transporte público, como para a circulação normal dos veículos que tem um ganho, a partir de hoje, com a retirada dos ônibus da faixa da direita, principalmente aqui no corredor Hermes Fontes, passando a circular exclusivamente pela faixa da esquerda para a qual foi destinada”, destaca Alcântara.


A Prefeitura de Aracaju investiu quase R$46 milhões para a construção desses novos corredores. O objetivo da gestão é garantir uma maior fluidez no trânsito, mobilidade, segurança e acessibilidade à população, sobretudo aos usuários do transporte público coletivo, já que, com as faixas exclusivas para ônibus, terão o tempo de deslocamento reduzido em cerca de 20%.


“Os novos corredores dão à população a tranquilidade de acesso aos ônibus, já que no corredor Hermes Fontes, em cada parada, há lombofaixas que foram planejadas para que as pessoas possam fazer essa travessia sem pressa e com segurança. As empresas de ônibus também foram orientadas para terem bastante atenção nesse início da nova circulação. As nossas equipes, tanto os agentes como o pessoal de educação para trânsito, estará com a atenção especial para este funcionamento, dando orientação aos condutores e aos usuários do transporte público”, acrescenta o diretor.


Nos demais corredores, conforme reitera Thiago Alcântara, embora os ônibus permaneçam circulando pela faixa do lado direito, "os condutores também deverão estar atentos à nova sinalização, dada a circulação exclusiva dos ônibus em horários determinados”, pontua.


“Alguns trechos dos demais corredores possuem horários específicos para a faixa exclusiva. As conversões dos veículos devem ser feitas nos locais adequados, ou seja, observando a sinalização da faixa tracejada, a qual permite que os condutores acessem a faixa de ônibus para poder entrar à direita”, reforça o diretor.


Um dos pontos que requer maior atenção dos condutores são as faixas de pedestres e as lombofaixas. Diante dos riscos à vida, o desrespeito a esta sinalização é considerado uma infração de trânsito grave. Por isso, de acordo com a coordenadora de Educação para Trânsito da SMTT, Heloísa Rezende, as equipes de educação estarão concentradas de maneira reforçada nestes pontos.


“Nosso maior foco é orientar os pedestres a escolher a faixa, porque é ali onde eles estarão seguros, e é assim que se reduz riscos. As faixas e lombofaixas são os locais ideais para a travessia, porque são pontos que contam com uma melhor visibilidade tanto dos pedestres como dos condutores. Enquanto orientamos e entregamos panfletos, os agentes estão junto conosco para orientar condutores, para que eles observem que não podem mais transitar no corredor e também que devem dar preferência ao pedestre nas faixas. Produzimos um material específico, em panfletos, com todas as dicas importantes”, explica a coordenadora.


População reconhece importância


Pedestres e usuários de transporte coletivo são os principais beneficiários do novo modelo de corredor de ônibus em Aracaju, e no primeiro dia de funcionamento, estes integrantes do trânsito já reconhecem a importância das alterações. A cuidadora de idosos Emiliana dos Santos, usuária do transporte coletivo, desembarca todos os dias na parada de ônibus localizada próximo à UBS Sinhazinha, na avenida Hermes Fontes, e aprovou o início do funcionamento dos corredores.


“Está tudo diferente, mas, daqui a pouco estaremos acostumados. Mas, está muito melhor com os corredores de ônibus. Eu me sinto mais segura para atravessar essa avenida, que é super movimentada”, destaca Emiliana.


Selma das Dores aguardava o ônibus na mesma parada onde Emiliana desceu na manhã desta sexta-feira, 11, e isso faz parte de sua rotina diária, já que ela deixa a filha na creche e segue para o trabalho utilizando o transporte público. Enquanto pedestre e usuária do transporte coletivo, Selma enxerga a relevância de haver um corredor só para ônibus.


“Agora sim, com o corredor funcionando de verdade, eu estou mais segura. Antes tinha muito medo de ser atropelada, e acho que essa era a preocupação de muita gente que atravessa aqui todos os dias. Agora a gente já sabe onde descer, por onde ir para pegar o ônibus. Vai ser outra coisa, muito mais seguro com uma via somente para os ônibus. Vai ser ótimo”, acredita.


Os que estão no comando da direção dos ônibus também aprovam o funcionamento dos corredores. Antônio Carlos Santos, motorista rodoviário do transporte coletivo da capital, aprovou os novos corredores de ônibus.


“Como eu pego esse trajeto que passa pela Hermes Fontes, para mim está ótimo. Acredito que para os outros motoristas também, a nota é dez, porque agora está fluindo muito melhor com a via exclusiva para os ônibus. Ficou muito melhor agora”, aprova o motorista.


Para os condutores de veículos, há o entendimento de que este é um período de adaptação e de que logo em breve o tráfego terá mais fluidez. “Eu reconheço a importância destes corredores, principalmente para quem usa ônibus. Depois que todo mundo tiver adaptado, com certeza o trânsito vai fluir muito melhor”, acredita o condutor Eduardo Nascimento.


O mesmo pensamento é compartilhado pelo motorista Diego Carvalho, que já se mostra consciente das necessidades de todos os integrantes do trânsito. “Se foi feito, tem que utilizar. E eu achei uma boa ideia, porque a galera de ônibus vai poder chegar mais rápido nos seus destinos, e com os ônibus nas faixas exclusivas, as demais faixas da via ficam só para os carros. Entendo como uma melhoria”, aponta o condutor.


A aposentada Vera Almeida também concorda com o funcionamento dos corredores e afirma que estará mais atenta às novas regras. “Com certeza vai ser melhor, principalmente para quem usa ônibus. Acho que após esse período de adaptação, vai ficar melhor pra todo mundo”, avalia.
Confira abaixo as regras de funcionamento dos novos corredores:


Corredor Hermes Fontes

A atenção da população deverá redobrar ainda mais quando se tratar do corredor da Hermes Fontes, o único que funcionará em tempo integral e onde a faixa exclusiva e os abrigos de ônibus se encontram localizados no canteiro central da via.


Corredor Beira Mar

O corredor da avenida Beira Mar inicia no terminal da Atalaia e vai até o Mercado Thales Ferraz, no Centro, onde fica proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e das 16h às 19h, nos seguintes locais: avenida Beira Mar, entre o Parque dos Cajueiros e a região do antigo Palácio de Veraneio; entre a avenida Tancredo Neves e a rua Júlio Santana, na região da Praia Formosa; avenida Otoniel Dória, entre a travessa Hélio Ribeiro e a avenida Marechal Mascarenhas de Morais.

Corredor Centro/Jardins


O corredor Centro/Jardins, que vai do conjunto Augusto Franco até o Centro, não foi necessária a criação de uma nova via, já que na maior parte do percurso já há três faixas para circulação de veículos. O funcionamento será da seguinte forma: fica proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, entre às 6h e 9h, e 16h e 19h, na avenida Vereador Manoel Dória, entre a rua Presbítero Adel Alves Oliveira e a ponte Gilberto Vila Nova de Carvalho; avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, entre o Hospital Primavera e a avenida Deputado Sílvio Teixeira; rua Cedro, entre as avenidas Anísio Azevedo e Augusto Maynard; rua Itabaiana, entre as avenidas Augusto Maynard e Barão de Maruim; rua Capela, entre a rua Divina Pastora e avenida Barão de Maruim.


Corredor Augusto Franco


Já no corredor Augusto Franco, que vai da avenida Francisco José da Fonseca (a chamada Gasoduto) até a rua São Cristóvão, no início da avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro), foi construída uma nova ciclovia, garantindo a implantação de mais uma faixa de circulação destinada aos ônibus, restando duas para os demais veículos. Também será proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, entre as avenidas Presidente Tancredo Neves e Gonçalo Rollemberg Leite. Já entre a avenida Gonçalo Rollemberg Leite e a rua São Cristóvão, será de segunda a sexta, das 6h às 9h, e das 16h às 19h.

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