17.08.23 18:40
Com o funcionamento dos corredores Hermes Fontes, Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju também deu início a uma ampla campanha educativa, a fim de orientar e conscientizar motoristas, motociclistas, usuários do transporte coletivo, ciclista e pedestres sobre a importância do respeito às faixas exclusivas e lombofaixas para a melhoria da mobilidade e a segurança do trânsito, em especial, a do pedestre.
No corredor Hermes Fontes, que vai da avenida Barão de Maruim até o conjunto Orlando Dantas, único que funciona em tempo integral para os ônibus e onde a faixa exclusiva e os abrigos se encontram localizados no canteiro central da via, a atenção da população deve ser ainda mais redobrada. Além disso, neste corredor, há lombofaixas para a travessia dos pedestres e usuários do transporte coletivo, que desejam ter acesso aos abrigos.
“Quando o assunto é trânsito, temos que pensar no coletivo. Por isso, é tão importante que a população respeite as faixas exclusivas dos corredores e lombofaixas para que o trânsito flua melhor e com mais segurança. Ao avistar uma lombofaixa, o condutor deve reduzir sempre a velocidade e em caso de haver pedestres, deve-se dar prioridade à travessia deles, parando o veículo em segurança. São atitudes responsáveis e necessárias para a mobilidade e um trânsito melhor”, afirma o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara.
Campanha
Durante o período de adaptação da população, a SMTT está realizando diariamente ações educativas e de orientação nos quatro corredores de mobilidade, principalmente no da Hermes Fontes, que tem um projeto inovador.
“Durante 30 dias estaremos nos corredores para orientar e conscientizar a população sobre o uso correto das faixas exclusivas e lombofaixas, reforçando a importância do respeito aos espaços, mas após esse período aqueles que desrespeitarem as sinalizações, poderão ser punidos. O funcionamento dos corredores de mobilidade depende da adesão de todos às responsabilidades pela segurança viária”, enfatiza Thiago Alcântara.
Circulação pelas faixa exclusivas
No corredor Hermes Fontes, a faixa exclusiva deve ser utilizada em tempo integral apenas pelo transporte público e veículos de emergência, estes devidamente caracterizados.
No corredor Beira Mar é proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e das 16h às 19h.
No Augusto Franco, é proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, entre as avenidas Presidente Tancredo Neves e Gonçalo Rollemberg Leite. Já entre a avenida Gonçalo Rollemberg Leite e a rua São Cristóvão, é de segunda a sexta, das 6h às 9h, e das 16h às 19h.
Já no corredor Centro/Jardins é proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, entre às 6h e 9h, e 16h e 19h.
Táxis e transporte escolar podem trafegar pelas faixas exclusivas dos corredores, exceto o da Hermes Fontes que é destinado exclusivamente, a circulação dos ônibus.