Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Corredores de ônibus: período de adaptação será encerrado no próximo sábado, dia 30




26.09.23 14:19


Os corredores de mobilidade Hermes Fontes, Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco foram construídos pela Prefeitura de Aracaju para priorizar e agilizar a viagem dos ônibus do transporte coletivo. E é importante os condutores ficarem atentos aos horários de funcionamento das faixas exclusivas dos corredores, já que o período de adaptação se encerra no próximo sábado, dia 30, após uma ampla campanha educativa realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju.


Pela faixa exclusiva do corredor Hermes Fontes, que possui um projeto diferenciado e os abrigos de ônibus ficam em “ilhas”, podem trafegar ônibus, táxis, transporte escolar e veículos oficiais devidamente caracterizados. No entanto, táxis e transporte escolar não podem realizar embarque e desembarque dentro deste corredor.


Já nos corredores Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco, a SMTT fez a padronização dos horários e a proibição de circulação dos automóveis pelas faixas exclusivas é de segunda a sexta-feira, entre 6h e 9h e de 16h a 19h. Além dos ônibus, táxis, transporte escolar e veículos oficiais caracterizados também têm livre circulação nas faixas.


Superintendente da SMTT, Renato Telles destaca a importância do respeito às faixas exclusivas, as quais alcançaram o objetivo proposto: o de reduzir o tempo de deslocamento dos coletivos. “Dados da SMTT mostram que há um grande respeito dos condutores às faixas exclusivas e esperamos que, com o fim do período de adaptação, o respeito seja ainda maior. As faixas exclusivas têm resultados super positivos. Com os corredores, o tempo de viagem dos ônibus diminuiu 26%. É um ganho importante para os usuários do sistema”, afirma.


Período de adaptação

Desde que passou a valer as novas regras de circulação dos corredores, a SMTT faz uma intensa campanha educativa com foco na travessia dos pedestres, no acesso aos abrigos de ônibus e no respeito dos condutores às lombofaixas e às faixas exclusivas. O período de adaptação se encerra no próximo sábado, 30, depois de aproximadamente, 60 dias da fase de adaptação.


“Exploramos os meios de comunicação, divulgando as novas regras dos corredores, estipulamos um período de adaptação que, inclusive, foi estendido e fizemos uma ampla campanha educativa, conscientizando os envolvidos no trânsito, mas este período se encerra no dia 30 deste mês e quem desrespeitar as regras de circulação poderá ser autuado”, declara o superintendente Renato Telles.


Contatos