26.03.24 18:37
Em um esforço contínuo para elevar a qualidade de vida dos cidadãos aracajuanos, a Prefeitura tem desempenhado um importante papel na transformação da mobilidade urbana da cidade, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Sob os cuidados da gestão atual, uma série de medidas inovadoras e proativas vêm sendo implementadas, visando não apenas otimizar o fluxo de tráfego, mas também promover um ambiente urbano mais seguro, sustentável e inclusivo, algo que merece ser amplamente comemorado pela capital, sobretudo neste mês de março, quando a cidade completa 169 anos de história, marcada por evolução e desenvolvimento.
Essas iniciativas abrangem desde a instalação estratégica de semáforos inteligentes até a reconfiguração meticulosa de rotatórias, vias e corredores de ônibus, refletindo um compromisso tangível com a melhoria do cotidiano dos aracajuanos. Este esforço não apenas redefine a paisagem urbana da cidade, mas também demonstra a determinação da administração municipal em priorizar a qualidade de vida da população em cada passo dado rumo a uma cidade mais acessível, conectada e eficiente.
Todas essas ações, no sentido de melhorar a qualidade de vida da população, reforçando a qualidade da mobilidade urbana, são desenvolvidas com base em estudos aprofundados. A equipe técnica da SMTT, a partir de um sério levantamento de dados, consegue averiguar quais pontos da cidade podem ser melhorados, atendendo às demandas trazidas pela população, em um processo que colocou em prática o Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju, e que se reverte, por exemplo, na construção de corredores exclusivos para os ônibus.
São quatro corredores de mobilidade: Hermes Fontes, Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins, fruto de um investimento por parte da gestão na ordem de aproximadamente 45 milhões de reais. O objetivo principal desses instrumentos é reduzir significativamente o tempo de viagem dos ônibus, uma mudança que apresenta saldos positivos desde que entrou em funcionamento em 2023.
Segundo o superintendente da SMTT, Renato Telles, dado o sucesso e resolutiva que os corredores trouxeram para quem utiliza o transporte público municipal, o órgão passou a receber solicitações da população para a criação de novos corredores. “Os corredores de transporte coletivo já se mostram um grande feito da Prefeitura com a SMTT. Os benefícios que eles trouxeram para quem anda diariamente no transporte público já são nítidos, com as faixas exclusivas funcionando, o tempo médio de viagem dos ônibus foi reduzido em cerca de 26%. As pessoas inclusive já estão nos pedindo a colocação de mais faixas exclusivas”, informou.
Para além do momento do deslocamento, a administração municipal promoveu melhorias nos terminais de integração, visando assegurar conforto durante a espera pelos coletivos. Desta maneira, quatro deles foram reformados: Terminal do DIA, Terminal da zona Oeste, Terminal da zona Sul e o Terminal Maracaju, o que permitiu aperfeiçoar a estrutura à disposição da população, assim como a segurança e a acessibilidade. Além disso, a população passou a contar também com um novo Terminal do Mercado, com uma área ampliada e com qualidades de acolhimento dos cidadãos mais modernos.
É possível destacar ainda nesse processo de melhoria das condições de mobilidade urbana na capital, a construção da Perimetral Oeste, que terá uma extensão de 7,5 km, largura de 9,5 m e contará com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade. Para construir a via, que é um dos principais projetos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura investe cerca de R$ 150 milhões.
O impacto positivo da nova via será sensível, uma vez que a rota mais utilizada para o trajeto Aracaju-Nossa Senhora do Socorro é a avenida Euclides Figueiredo, de forma que a alternativa que ela representar vai permitir uma divisão no fluxo de veículos e uma consequente maior agilidade para quem faz o trajeto. Outras vias também estão passando por intervenção, a avenida Tancredo Neves, por exemplo, recebe duas camadas de asfalto em toda a sua extensão, além de melhorias nas ciclovias, na sinalização e na acessibilidade. Tanto as avenidas Maranhão e Visconde de Maracaju passarão pelo mesmo tipo de procedimento.
Apesar das mudanças para a melhoria do transporte público exigirem um trabalho árduo e complexo, a Prefeitura faz questão de manter isso como uma das prioridades para o serviço público. O trabalho não para, a gestão pretende lançar ainda em abril deste ano um edital para a licitação do transporte coletivo. Atualmente, está aberto o processo de consulta pública online, para receber, da sociedade, contribuições referentes ao edital para licitação do serviço de transporte público na Grande Aracaju.
Até a licitação ser concedida a Prefeitura repassa subsídio de R$ 24 milhões, no total do ano, até dezembro de 2024. Com isso, é possível manter o valor da passagem sem aumento, assim como permitir a renovação da frota de veículos disponibilizados no sistema ao público aracajuano. A gestão ainda realizou outras mudanças na mobilidade urbana do município, como a implementação de semáforos nas avenidas Cezartina Régis, Simeão Sobral, Augusto Franco próximo a Emurb e Euclides Figueiredo, e também na rua Belém; foram feitas alterações no retorno da avenida José Carlos Silva; mudança de circulação da avenida Nestor Sampaio, rua Cláudio Batista e em um trecho da José Carlos Silva, na região do bairro São Conrado.