01.04.24 15:32
A capital sergipana vive um processo de crescimento e constante mudança, impactando positivamente a sociedade em diversas áreas. Uma delas é a mobilidade urbana, a qual a Prefeitura de Aracaju tem trabalhado para assegurar condições para que a população possa exercer o direito à liberdade de locomoção, podendo ingressar, sair, permanecer e se deslocar livremente, com segurança, no território. Nesse sentido, uma das principais intervenções que estão em curso, atualmente, é a reestruturação da avenida Tancredo Neves, que garantirá uma completa revitalização de uma das maiores vias em extensão do município.
Com o empenho da Prefeitura de Aracaju, ao final das obras, a avenida Tancredo Neves estará totalmente repaginada e mais próxima da necessidade da cidade. A via, que possui 15 km de extensão em seus dois sentidos, está recebendo melhorias como o recapeamento asfáltico, recuperação da rede de drenagem pluvial, melhoria de passeios e ciclovias, nova sinalização viária e implantação de acessibilidade. As obras têm sido executadas de maneira muito célere, tanto que uma das fases mais complexas, que são as escavações, já foram concluídas antes do tempo previsto.
Essa intervenção integra o programa "Aracaju Cidade do Futuro" - um pacote de 23 obras estruturantes que estabelecerão um novo marco de transformação da cidade - e possibilitará aos condutores que trafegam pela avenida mais segurança, contribuindo para melhorar ainda mais a mobilidade urbana da capital. Para viabilizar a obra, a Prefeitura de Aracaju investe R$ 26,6 milhões em recursos próprios, como uma contrapartida ao financiamento realizado junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que garantiu R$ 500 milhões.
Dentre as diversas intervenções já realizadas, foram concluídas as escavações da faixa 3, nos dois sentidos, com a fresagem do antigo pavimento e a retirada de 15 cm de base, contabilizando remoção de material em profundidade de, no mínimo, 25 cm, e toda a sua reconstituição com nova base e asfalto. Essa intervenção na estrutura possibilita um reforço na via para veículos pesados, como ônibus e caminhões. Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, essas escavações são de fundamental importância.
“Nós notamos que a faixa 3 tinha um desgaste bastante elevado porque ela, por estar situada do lado direito, tem um fluxo maior de veículos pesados. Por isso, foi importante promover essa medida diferente. Em alguns pontos, não só a base estava danificada, mas também a sub-base e o subleito. Então, nesses trechos, foi preciso fazer uma escavação ainda mais profunda. A reconstituição da terceira faixa conta com a aplicação, neste primeiro momento, de uma camada de 7 cm de asfalto. Ao final da obra, assim como nas outras duas faixas, será aplicada mais uma camada de 3 cm, de fora a fora, contabilizando 10 cm de espessura de asfalto. Isso vai garantir que a avenida resista por muito mais tempo e evite o surgimento de problemas”, explicou.
Alterações no trânsito
Para a realização de uma obra dessa magnitude estão sendo necessárias algumas alterações no trânsito, a fim de reduzir os impactos para a população. O superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, ressalta que foi feito um planejamento antecipado para as melhores alternativas, entre rotas, bloqueios e sinalização, auxiliando os motoristas no momento em que a avenida estiver com um fluxo mais lento devido às intervenções.
"Estamos fazendo uma comunicação prévia com a sociedade para avisar que haverá lentidão, sugerir rotas alternativas, além de informar sobre as alterações no transporte público, quando há necessidade. Os agentes de trânsito estarão posicionados, mas é importante que os aracajuanos saiam mais cedo de casa, sejam pacientes e respeitem a sinalização. É uma obra que precisa de cautela, mas com programação vamos vencer essa etapa e ter um grande benefício para todos", reforçou o superintendente.
Projeto
A Prefeitura iniciou, nos últimos dias, o trabalho de reconstrução de ciclovias em trechos danificados, a partir da demolição e aplicação de concreto pigmentado. Além disso, segue revitalizando as calçadas. O recapeamento, por sua vez, está próximo de ser concluído. O lançamento desta primeira camada de asfalto acontece no período noturno e, neste momento, é realizado nas proximidades do Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite, no viaduto Governador Marcelo Déda (Mergulhão) e no viaduto do DIA e suas alças.
Dada a complexidade das obras, o projeto foi dividido em três etapas. Sérgio Ferrari ressalta que essas etapas podem ser alteradas durante o andamento da obra, pois diariamente é feita uma análise se há algum tipo de transtorno sendo causado e quais as melhores alternativas para minorar os impactos.
Foram adotadas duas concepções para orientar a obra: sentido crescente, para a via que direciona o condutor à zona Sul; e sentido decrescente, que direciona o condutor à saída da cidade e à zona Norte.
Nas faixas 1 e 2 todo o asfalto foi fresado em uma profundidade de seis centímetros. Nessas faixas, duas novas camadas asfálticas serão aplicadas, cada uma delas com 3 cm de espessura. Já a faixa 3, além da retirada do asfalto, teve toda a sua base refeita.