Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Conscientização: com ação educativa, SMTT enfatiza o perigo do uso do celular ao volante




22.04.24 17:47

 

Uma ação sensibilizadora para um trânsito mais seguro surpreendeu quem passou pela avenida Nestor Sampaio, no bairro Ponto Novo, nesta sexta-feira, 19. Além dos condutores, motociclistas e pedestres que faziam uso da via, alunos de uma escola particular também foram recepcionados pelo grupo Cones de Teatro, que atua por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) da Prefeitura de Aracaju. O perigo do uso de celular ao volante foi o principal tema abordado.


Segundo o agente de Trânsito da SMTT e integrante da CET, Reinato Santos, a intenção é destacar com ludicidade e paródias educativas os malefícios causados pelo uso do celular ao volante, que está entre as principais causas de sinistros de trânsito.


“As pessoas estão muito mais conectadas ao celular e cada vez mais desligadas das relações sociais, o que acaba interferindo também na postura da população no trânsito. No contexto escolar, as crianças e pré-adolescentes aprendem e multiplicam saberes, daí a estratégia de, através deles, contemplar toda a família com educação para o trânsito”, declara.


O uso do celular ao volante é a terceira causa de sinistro de trânsito no Brasil. Este ano, de acordo com dados da SMTT, em Aracaju, foram cometidas quase mil infrações de trânsito em decorrência do uso do celular ao volante, estando entre os principais atos infracionais na capital, perdendo para, por exemplo, excesso de velocidade e avanço de semáforo.


No trânsito sem celular

A presença da SMTT de Aracaju na ação educativa desta sexta, esteve associada a uma das atividades do projeto ‘No trânsito sem celular’, também coordenado pelo jogador de futebol Matheus Nascimento.


“O principal objetivo do projeto é salvar vidas conscientizando pessoas, principalmente, nas escolas e fazendo o condutor entender que os meros dois segundos de observação da tela de um celular são capazes de causar um sinistro de trânsito. Queremos evitar essas ocorrências, especialmente entre os jovens, que são grandes usuários desses aparelhos”, conta.


A coordenadora geral do Colégio Purificação, Fátima Sacramento, destaca a relevância do tema deu margem para um projeto pedagógico.


“As crianças são os futuros condutores e os atuais fiscalizadores dos pais no trânsito, e a parceria com a SMTT de Aracaju gera resultados tão satisfatórios que no início de cada ano letivo os pais e alunos já aguardam a presença da CET. Somos muito gratos ao órgão por desenvolver esse tipo de campanha”, disse.


Apresentação aprovada
O professor Dickson Soares lembrou com alegria o momento em que a filha compartilhou informações sobre restrições ao uso de celular no trânsito. “Estamos em processo de muita dependência desse aparelho e isso repercute no trânsito, onde qualquer falta de atenção pode provocar sinistros. A partir da escola, a criança conscientiza os pais e em casa trabalhamos o controle do uso”, afirma.

Contatos