02.05.24 17:27
Com o objetivo de melhorar o fluxo do trânsito e aprimorar a mobilidade urbana na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), iniciou a duplicação da ponte Godofredo Diniz, que interliga os bairros Jardins e Coroa do Meio. Com um investimento de R$ 41 milhões com recursos do Tesouro Municipal, a obra irá dobrar a capacidade de veículos em circulação na ponte. Motoristas, ciclistas e pedestres aracajuanos aprovam a iniciativa da gestão municipal, confiantes de que irá proporcionar mais qualidade de vida.
Quem circula diariamente pelo local, acredita que a duplicação poderá reduzir o intenso fluxo nos horários de pico, a exemplo da jovem Samira Peixoto, de 21 anos. “Eu acho que essa obra vai ser uma coisa boa porque vai melhorar o trânsito, principalmente para quem anda de carro porque normalmente eu tenho que pegar moto pelo aplicativo para ser mais rápido porque no horário de pico ir de carro demora muito”, disse.
A obra tem um prazo de dois anos para ser concluída. No momento, a Emurb está executando a sondagem para detalhar a instalação dos pilares para então implantar a fundação. Por ter as mesmas dimensões e características da ponte existente, a nova estrutura desafogará o trânsito na região.
Segundo o superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, boa parte da execução do projeto ocorrerá sem impacto no trânsito, pois a nova ponte será construída ao lado da existente. “Vamos dialogar com antecedência com a sociedade, avisando e acompanhando também a evolução da obra para poder comunicar com tempo hábil a população, para que tenhamos o mínimo de impacto possível no trânsito”, informou
Renato destaca ainda que a obra trará um benefício enorme para a região e para o trânsito da cidade. “A Coroa do Meio e Aruana são regiões que vêm crescendo muito nos últimos anos e são rotas dessa ponte, além da Zona de Expansão que também é uma rota para quem passa pela ponte. Então é uma obra muito importante porque vai desafogar o trânsito nesse sentido na medida em que vai dobrar a faixa de rolamento no sentido praia e a partir da nova ponte, no sentido Centro, e vai também trazer uma nova opção para os pedestres, uma vez que ela tem calçada, e benefício também para quem é ciclista, pois vai viabilizar uma melhora na ciclovia”, complementou.
Para Gilberto Marques, de 68 anos, que trafega pela ponte diariamente tanto de carro como de bicicleta, o investimento na obra é motivo de felicidade por considerar que não irá mais sofrer com o engarrafamento no trajeto para casa. “A construção dessa ponte será ótima tanto para mim quanto para o resto da população porque quando eu passo de carro por aqui está quase sempre engarrafado então a gente vai ter uma melhora no trânsito, e não só para quem anda de carro, mas também pedestres e ciclistas”, comentou.
A duplicação da ponte criará uma estrutura com 160 metros de extensão, três faixas de rolamento, com seis metros de largura cada, duas faixas de passeio para pedestres, ciclovias, guarda-corpos, pavimentação asfáltica, acessibilidade e iluminação em LED. São estimadas mais de três mil toneladas de Concreto Asfáltico Usinado à Quente (CAUQ) e quase três mil metros cúbicos de concreto. Além disso, a obra contará com um muro de gabião, com um metro de largura, para a contenção do aterro e proteção das encostas. A Emurb ainda substituirá o solo mole do rio por um solo arenoso em espessura de um metro.
Maria Jailza dos Santos, de 47 anos, faz caminhada todos os dias passando pela ponte e aprova a duplicação da ponte. Segundo ela avalia, a obra irá melhorar o ritmo da capital para todos. “Essa duplicação vai ser uma coisa maravilhosa tanto para mim quanto para os outros cidadãos que passam por aqui de transporte porque o trânsito aqui fica engarrafado e com essa obra vamos poder transitar com mais facilidade”, disse.
O confeiteiro Luzivânio Santos utiliza bicicleta como principal meio de locomoção. Para ele, a duplicação da ponte Godofredo Diniz é um importante investimento da Prefeitura na região. “Eu acho muito importante essa mudança na ponte, vai melhorar para todo mundo, tanto para quem é ciclista quanto para o fluir do trânsito vai ficar bem legal”, ressalta.