Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Maio Amarelo: SMTT inicia movimento com blitz educativa na avenida Beira Mar




03.05.24 17:44

 

Uma blitz educativa realizada nesta sexta-feira, 3, na avenida Beira Mar, deu início à programação do movimento Maio Amarelo na capital. A Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), intensificará as ações educativas este mês, levando para a população mensagens sobre trânsito seguro. Este ano, o movimento tem como tema "Paz no trânsito começa por você".


O objetivo do Maio Amarelo é desenvolver ações com foco na segurança viária, através do estímulo às atitudes individuais para a construção de um trânsito mais seguro.  O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, ressalta que a campanha impulsiona ainda mais o trabalho de sensibilização realizado pela SMTT ao longo do ano.


“Como tradicionalmente acontece nesse período, organizamos uma vasta programação educativa com foco no tema da campanha que prevê, essencialmente, a manutenção da vida no trânsito. A SMTT já realiza um trabalho diário de educação para o trânsito e no mês de maio, as atividades são intensificadas para conscientizar ainda mais a população e gerar uma reflexão sobre o comportamento das pessoas no trânsito. Atitudes responsáveis no trânsito salvam vidas”, reitera.


Musicalidade, panfletagem e instruções destinadas aos condutores, motociclistas, pedestres e ciclistas fizeram da blitz educativa um atrativo especial para quem utilizou a avenida Beira Mar nesta sexta. A parceria com o Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), bem como com o Sest Senat, representa a soma de esforços no processo de sensibilização da população.


“Temos grande expectativa para o Maio Amarelo, por isso a SMTT de Aracaju deu início às atividades alusivas nesse trecho da Beira Mar, que tem um grande fluxo de veículos. Percebemos boa receptividade da população, a qual convidamos para se sensibilizar conosco e dialogar sobre o tema da campanha, a fim de evitar óbitos e feridos no trânsito”, disse o agente de trânsito e integrante da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT, Reinato Santos.


Trabalho aprovado

A enfermeira Renata Borges, que passava pela avenida Beira Mar e foi abordada na blitz educativa, fez questão de admitir que a paz no trânsito começa por ela mesma. “Eu dirijo com muita cautela e atenção. E é muito importante alertar a população quanto à prudência no trânsito, logo dou apoio ao trabalho educativo realizado pela SMTT de Aracaju”, afirma.


O estagiário Felipe Rocha, garante que evita ao máximo o uso do aparelho ao volante. “De fato, é preocupante saber que vidas correm perigo ao querer ver, por exemplo, uma mensagem no telefone. Já ouvi relatos de amigos que sofreram colisão traseira quando o sinal estava fechado, em consequência do uso do celular ao volante, o que pode comprometer a própria vida e a das pessoas em volta”, comenta.


Prevenção Digital


O trabalho que consiste em sensibilizar a população também depende de uma conscientização individual. Com base nesse princípio, o coordenador do projeto Prevenção Digital, Carlos Alberto Menezes, é um dos parceiros da SMTT de Aracaju na dinamização da programação local do Maio Amarelo.

“Como a terceira maior causa de óbitos no trânsito se dá pelo uso excessivo do celular, auxiliamos na sensibilização de condutores e motociclistas, e também nas escolas, visto que a partir dos estudantes estimulamos mais facilmente nos pais e/ou responsáveis uma mudança de comportamento”, declara.


Maio Amarelo


Como parte da programação da SMTT de Aracaju, alusiva ao Maio Amarelo, uma nova blitz educativa será realizada na próxima segunda-feira, 6, na avenida Euclides Figueiredo, no bairro Porto Dantas, a partir das 7h, em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).


Na próxima terça-feira, 7, a partir das 8h, uma ação educativa será realizada por integrantes da CET da SMTT na Unidade Básica de Saúde (UBS) Manuel de Souza, localizada no Conjunto Sol Nascente, bairro Jabotiana.


Já na quarta-feira, 8, a partir das 14h, será a vez dos colaboradores do Home Center Ferreira Costa receberem instruções sobre trânsito seguro e o comportamento do condutor por meio de uma palestra educativa.


Dando continuidade à programação do Maio Amarelo, na próxima quinta-feira, 9, uma nova ação educativa será realizada a partir das 8h, na UBS Augusto Franco, localizada na Rua H5, no Conjunto Augusto Franco. Em seguida, na sexta-feira, 10, a partir das 10h30, uma nova palestra será ministrada na Vara de Execução de Medidas e Pena Alternativas (Vempa), localizada no Conjunto Orlando Dantas.

Contatos